Conforme coletivo de Autores (1992), devemos entender como Cultura Corporal, todas as atividades socialmente construídas desde os primórdios da humanidade, que se manifestam através do jogo, do esporte, da luta, da ginástica, da dança e da atividade circense.
A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...
A prática esportiva ajuda a desenvolver habilidades físicas e motoras e a aprender regras de convivência. Já as atividades culturais contribuem com a inserção do cidadão na sociedade em que vive. ... A própria sociedade não reconhece a importância dessas atividades como deveria.
Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas.
A educação física nos dias de hoje está ganhando bem mais força, o crescimento das academias e a busca por praticas esportivas é uma mudança notável nos últimos anos. Porém, ainda há muito a ser feito, pois a obesidade e o sedentarismo ainda está presente em boa parte das pessoas.
É preciso incluir nas aulas diferentes práticas corporais, como danças, jogos e brincadeiras, sempre ressaltando o respeito....5 dicas para os professores de Educação Física
A Educação Física se justifica na escola já que não há outra prática pedagógica que se ocupe da dimensão cultural de que só a Educação Física trata que é a cultura de movimento humano, expressa nos jogos, nas danças, nas lutas, nos esportes e nas ginásticas.
1- As imagens representam a variedade das práticas esportivas, são ilustrados os mais diferentes tipos de esportes, a imagem passa que os esportes são vastos e podem atender todos dos gostos.
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.