Treinamentos intervalados no ciclismo são pedaladas que intercalam séries curtas em alta intensidade de pedal — por vezes a máxima possível — e outras em baixo ritmo. ... Ainda, dependendo da intensidade e propósito do treino, os intervalos de descanso podem ser sem pedalar nada!
Este tipo treino consiste em correr uma determinada distância x vezes em um dado tempo, como por exemplo:
O que é o treino intervalado e quais os tipos. O treino intervalado é um tipo de treinamento que consiste na alternância entre períodos de esforço de intensidade moderada a alta e de repouso, cuja duração pode variar de acordo com o exercício realizado e objetivo da pessoa.
Quais os benefícios do treino intervalado? Ele melhora o condicionamento aeróbio e anaeróbio, a capacidade de suportar esforço, deixando o corredor mais rápido. Além de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura.
Há dois tipos de treinamento intervalado: o intensivo e o extensivo. O intensivo se caracteriza por períodos de intensidade máxima com períodos maiores de descanso, para recuperação completa.
Como fazer: Depois de aquecer por 10 minutos, trote por 30 segundos, corra por 20 segundos, depois mais rapidamente por 10 segundos. Repita a sequência de 60 segundos 5 vezes, depois trote por 2 minutos para se recuperar. Repita de 3 a 4 vezes.
Treino (22 minutos)
Confira 6 dicas para correr na esteira e melhorar sua experiência indoor:
8 km/h
5,5 km/h
Um homem 100 kg pode queimar 60 calorias em apenas 10 minutos de caminhada em uma esteira a uma velocidade de três quilômetros por hora. Uma mulher 70 kg seria necessária para realizar esse mesmo exercício por 17 minutos para queimar as mesmas 60 calorias.
A velocidade ideal é um pouco alta: 10 quilômetros por hora. Não é qualquer pessoa, logicamente, que deve sair por aí em desabalada carreira. "A corrida não é indicada para todo mundo. Muita gente pode até morrer se resolver correr de uma hora para a outra".
Quem faz academia provavelmente já ouviu que deve ficar na esteira por pelo menos 30 minutos para o corpo queimar gordura, e que todo o esforço feito antes desse tempo só vale como aquecimento.
Você queima mais calorias Aliando a caminhada com uma alimentação equilibrada, é possível sim perder medidas e eliminar aqueles quilinhos extra. Para você ter uma ideia, "uma caminhada de 30 minutos gasta, em média, de 180 a 230 calorias", conta o personal trainer Thiago Arias.
Quantas vezes você pode treinar na esteira? Com tantas vantagens, é comum algumas pessoas fazerem a maior parte do treino na esteira. Eu indico que seja feito somente um ou no máximo dois treinos por semana na esteira, pois a corrida no aparelho não substitui os treinos na rua.
Sair da cama logo cedo e encarar um esporte ou uma esteira é a melhor aposta! Pesquisa garante que exercícios físicos realizados logo após acordar são os que mais funcionam para quem quer perder peso. Você já tentou de tudo: fazer academia à noite, na hora do almoço, segurar a dieta… Nada parece funcionar.
2. PERDER PESO. Já se a prioridade é perder peso, o horário recomendado é à tarde, quando, segundo Molina, o metabolismo começa a diminuir o ritmo. “Com o exercício, ele volta a se acelerar, fazendo com que você continue a queimar calorias mesmo depois da fase de maior ritmo da manhã”, diz.
Qual o melhor horário para caminhar? De maneira geral, a parte da tarde é mais produtiva que a parte da manhã. Um estudo feito com nadadores – comparando a produtividade dos treinos – demonstrou isso.
Correr na esteira da academia ou em casa é uma forma fácil e eficaz de fazer exercício físico porque requer pouca preparação física e mantém os benefícios da corrida, como aumento da resistência física, queima de gordura e desenvolvimento de vários grupos musculares, como pernas, costas, abdominais e glúteos.
Trabalho muscular Esteira: A esteira trabalha bem os músculos inferiores - panturrilha, coxa, posterior da coxa e glúteos - e segundo o personal trainer Jairo Diógenes, também são trabalhados o abdômen, o chamado músculo eretor da espinha, o sacroiliolombar, e os braços, mesmo que de maneira secundária.
Queima calórica “A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício.
Treino progressivo de subidas na esteira Caminhe por um minuto para aquecer. Corra em ritmo leve por três minutos para continuar o aquecimento. Com a esteira em velocidade moderada, repita cinco vezes: corra com inclinação de 3% por 90 segundos, depois corra sem inclinação nenhuma por um minuto.
O treino de corrida que pode levar à queima de gordura e, consequentemente, emagrecimento pode levar à perda de 1 a 2kg por semana, já que intercala momentos de alta intensidade com corrida mais calma, o que acelera o metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto energético.