Fatores preditivos são aqueles que distinguem entre os pacientes que responderão a determinado tipo de tratamento. No entanto, a distinção entre o valor prognóstico ou preditivo de cada marcador nem sempre é evidente e os resultados dos estudos podem ser prejudicados devido ao grande número de estudos retrospectivos.
O gênero preditivo é aquele cujo discursos serve para indicar uma previsão, dar uma informação sobre o futuro, de forma a antecipar os eventos que, segundo o enunciador, deverão ocorrer. É um gênero que abarca textos como previsões do tempo, horóscopo, profecias e mesmo alguns provérbios.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Textos exortativos correspondem a um tipo de discurso comportamental (behavioral discourse) com a função de modificar o comportamento dos seus leitores, influenciando-os no sentido de estes virem a fazer algo ou a deixarem de fazer algo [ver Longacre, R.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano! Propagandas, jornais, revistas, correspondências. ... São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa.
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.
As instruções são construídas com verbos no modo imperativo (misture a farinha com o fermento), ou com o verbo no infinitivo (misturar a farinha com o açúcar).
Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc.
Uma receita culinária, por exemplo, possui uma lista de ingredientes necessários para o preparo (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).
Gênero Instrucional: Serve para instruir alguém a fazer ou a usar algo. Alguns exemplos: Receitas, Bulas de remédio, Boletos, manuais de eletrodomésticos e dentre outros.
Sua principal característica é a informação, razão pela qual são denominados de “textos instrucionais”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.
As características do artigo de opinião
O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.
1. NÃO é característica do artigo de opinião a posição neutra do autor. Como o nome já indica, uma característica básica do artigo de opinião é emitir opinião, sendo assim, não é característica dele uma posição neutra do autor, ou seja, não é permitido que o autor deixe de se posicionar.
As CARACTERÍSTICAS do artigo de opinião são:
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente. Nesse sentido, qualquer assunto pode ser trabalhado em um artigo de opinião. ...
Planejamento e projeto de texto
Como vimos, o artigo de opinião deve ser iniciado pela introdução, ou seja, pela apresentação do tema que vai ser discutido no texto. Mas, antes de começar a escrever, é bom estar estar bem informado sobre o assunto escolhido.
Confira algumas dicas:
7 dicas para escrever Artigos de Opinião
a) Jornal.
Qualquer texto bem escrito começa com uma boa introdução. No primeiro parágrafo, indique o tópico e o argumento de forma clara. O corpo do texto deve ter mais parágrafos para incluir o desenvolvimento de ideias. Use o corpo para incluir exemplos específicos, elaborar as ideias e explicar sua pesquisa.
O artigo de opinião deve ser feito no momento em que algum problema de ordem coletiva (pode ser sobre economia, religião, educação, tecnologia, trabalho etc.) ocorre e você deseja posicionar-se. Após essa motivação, é preciso analisar o problema de forma mais crítica, mesmo sem ser especialista.