Consórcios modulares consistem em alianças de duas ou mais empresas que fabricam e montam os componentes num produto final sem o emprego de mão-de-obra pela empresa contratante. Esta expressão foi cunhada na indústria automobilística. ... Uma das principais vantagens do consórcio modular é a redução nos custos de produção.
A diferença entre as duas atividades, é que consórcio modular atua diretamente na linha de montagem e o condomínio industrial garante entrega dentro da linha de montagem porém não atua na mesma.
O sistema modular funciona basicamente através da utilização de componentes separados entre si, mas que podem ser utilizados em conjunto, como módulos. O conceito está associado com adaptabilidade e leveza.
O arranjo produtivo, denominado consórcio modular, surgiu oficialmente no final de 1996 no setor automobilístico mundial, em função da dissolução, no final de 1994, da empresa holding Autolatina, que era formada pelas empresas Ford e Volkswagen.
O princípio mais importante da fábrica de Resende é trazer os fornecedores para dentro da linha de produção, dividindo os lucros e prejuízos e também tentando produzir um melhor produto onde a linha de montagem contava com 8 empresas, especialistas em sua linha de produção, concentradas em oferecer seu melhor produto.
O condomínio industrial é uma configuração, no qual alguns fornecedores escolhidos pelas montadoras se instalam junto às plantas das indústrias automotivas, objetivando reduzir custos em estoques, processos, transporte e facilitar a integração entre os parceiros.
Os condomínios industriais e logísticos são complexos de galpões destinados ao armazenamento, manuseio e movimentação de cargas, tendo sua infraestrutura, serviços e custos compartilhados pelas empresas ocupantes, enquanto a administração das áreas comuns é realizada pela própria construtora.
A expressão condomínio industrial é empregada na indústria de montagem (automobilística. eletrônica e outras) para designar a instalação de unidades avançadas das empresas fornecedoras no mesmo terreno da empresa montadora.
O Ensino Modular é direcionado à expansão das oportunidades educacionais em nível de Ensinos Fundamental e Médio para a população escolar do interior do Estado em que não haja o Ensino Regular de modo complementar ao ensino municipal.
A arquitetura modular se trata de um modelo de construção onde a obra é fabricada e transportada em “módulos” (fatias) em cima de caminhões. Posteriormente, esses chamados “módulos” são agrupados no terreno, dando vida ao imóvel desejado.
Note que a arquitetura de software serve como uma estrutura através da qual se tem o entendimento dos componentes de um sistema e de seus inter-relacionamentos. ... Por exemplo, a adoção de uma arquitetura em camadas serve para modularizar o sistema bem como facilitar modificações.