O que são sinais icônicos e arbitrários? Pode-se dizer que os sinais icônicos se configuram como uma categoria baseada na plasticidade, consistindo na capacidade de um signo poder representar de maneira pictórica ou figurativa o objeto tomado como referência.
São exemplos de sinais icônicos: CARRO, TELEFONE, CASA, BARCO.
Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento. LSC (Língua de Sinais Chinesa) - representa apenas o tronco da árvore com as duas mãos (os dedos indicador e polegar ficam abertos e curvos).
Assim, têm-se em libras gestos que representam conceitos icônicos, tal como a representação de um telefone ou de uma casa facilmente compreensíveis por um falante oral. Mas têm-se também sinais arbitrários, tal como conversar, que não tem relação a representação de nenhum objeto, sendo portanto abstrato.
Colocá-los juntos pode indicar ações quando você se culpa ou tem algo desconfortável de falar; um assunto doloroso; algo difícil de expressar; algo que incomoda e é difícil de expressar. 👉 👈Essa combinação pode mostrar que você sofreu algumas injustiças ou queixa.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
a forma de expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui uma linguagem de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do mundo.
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. ... Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
Os surdos criaram uma Língua de Sinais, e através dela podem comunicar-se tão bem quanto os ouvintes, pois ela permite a melhor integração entre pessoas surdas e/ou. ... A Língua de Sinais faz uso de movimentos e expressões corporais e faciais que são percebidos pela visão.