É entendida como capacidade que possibilita ao homem passar da vontade (substração) para a ação (concretização). ... A capacidade teleológica do homem alcança suas finalidades, e pouco auxilia o homem na criação de instrumentos de trabalhos para transformar a natureza, a fim de satisfazer suas necessidades.
substantivo feminino Ciência que se pauta no conceito de finalidade (causas finais) como essencial na sistematização das alterações da realidade, existindo uma causa fundamental que rege, através de metas, propósitos e objetivos, a humanidade, a natureza, seus seres e fenômenos.
substantivo masculino Ciência que estuda o conceito filosófico de finalidade, tendo como objetivo sistematizar tanto o propósito dos homens e suas ações, quanto as finalidades do universo, da natureza; teleologia. [Jurídico] Estudo que visa especular os motivos e os propósitos dos preceitos e normas legais.
Conhecimento teórico do princípio, fundamento, entendimento ou finalidade das regras legais.
Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
Segundo Aristóteles, é da natureza humana direcionar todas as suas ações para uma finalidade, última ou não, tendo em vista que toda ação tem uma intencionalidade inerente a ela. Ou seja, toda ação é praticada a partir de um objetivo, a partir de algo que se deseja obter com aquela ação.
A filosofia de Aristóteles, quando fala sobre a ética, afirma que a função da ética e da vida humana é atingir a felicidade, logo podemos dizer que é uma ética teleológica na medida que aponta um objetivo e os caminhos para atingi-lo.
- p/ Aristóteles a vida humana consiste em se descobrir e realizar sua finalidade no mundo, o que se dá somente pela prática das Virtudes. E a finalidade da vida humana é o encontro com o “Bem Supremo” através da Razão, fator que só o ser humano possui.
O bem comum é o conjunto de condições de uma sociedade que facilita a cada cidadão alcançar a sua plenitude. As pessoas, convivendo em sociedade, desejam alcançar metas comuns, desenvolver-se, melhorar.
O que é Bem comum: O bem comum na filosofia está relacionado com o ideal de progresso que todas as sociedades e nações do mundo devem alcançar: a igualdade social e econômica, onde todos possam ter melhores condições de vida.
4- O que pretendo fazer, pensando no bem comum ? resposta: Buscar uma experiência de vida que seja contínua. ... Pensando no bem comum, fazer o bem é estar apto a ajudar mas sem se cobrar para isso, fazer de forma leve e realmente ser diferente na vida das pessoas.
Agir pelo bem comum é uma questão contraditória. A expressão Bem Comum pode ser usada tanto para coisas boas quanto para coisas ruins.
Resposta. Resposta: cuidar da natureza,respeitar uns aos outros ( na minha opinião) espero ter ajudado ;-)
Para se compreender o bem comum temos que retomar princípios básicos de seu conceito como: a finalidade, a noção do bem, a noção de participação, a noção de comunidade e a noção de ordem.
Bem comum é uma expressão que se refere a vários conceitos da filosofia, teologia, sociologia e ciência política. No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade.
Na filosofia platônica o "bem-comum é, assim, sempre, o bem máximo de cada ser humano, mas em integração sinfonial como o bem máximo, possível e real, de todos os outros, em acto, em cada instante”, sendo esse o "fundamento metafísico da dimensão política da realidade humana.