São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.
As cerdas são estruturas quitinosas que auxiliam no deslocamento dos anelídeos.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. ... Ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
Excreção. A eliminação de resíduos metabólicos e substâncias em excesso, ou seja, a excreção, é realizada por meio de tubos de Malpighi. Em toda a extensão do corpo de um inseto, as paredes desses tubos retiram as excretas das lacunas corporais.
(URCA) Quais os órgãos excretores da maioria das espécies de anelídeos? a) Protonefrídeos. b) Metanefrídeos. c) Células-flama....
A metameria presente nos anelídeos, também chamada de segmentação corporal, consiste na organização dos corpos em uma série de segmentos, denominados de metâmeros. A vantagem da metameria consiste na capacidade de movimentação de cada metâmero de uma maneira distinta.
Os anelídeos possuem corpo alongado, geralmente cilíndrico e, o mais importante: segmentado, também chamado de corpo metamerizado, que nada mais é que um corpo organizado em segmentos chamados de metâmeros ou anéis. Os metâmeros são muito semelhantes dentro de um mesmo organismo, com exceção das extremidades.
Metameria é sinônimo de segmentação corporal, e surge durante o desenvolvimento embrionário. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes, denominados metâmeros), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior.