a. Equador e Suriname.
Formado a partir da fragmentação do supercontinente denominado Gondwana, o Oceano Índico possui extensão de aproximadamente 73,4 milhões de quilômetros quadrados. Essa grande massa de água salgada situa-se a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica.
Apenas os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais não se limitam com o Atlântico.
Considerando o Brasil, temos que os estados e suas respectivas capitais, que não são banhados pelo oceano Atlântico, são os seguintes:
A vila de pescadores fica 390 quilômetros de Teresina. Teresina é a única capital do Nordeste não banhada pelo mar. O Piauí tem uma faixa litorânea pequena de apenas 66 quilômetros.
Algumas capitais brasileiras estão ao lado do mar: Florianópolis, Vitória e São Luís são ilhas do oceano Atlântico. Salvador e Rio de Janeiro já foram capitais do Brasil.
São 17 estados que são banhados pelo mar: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.
Natal, Rio Grande do Norte ////////// João Pessoa, Paraíba //////// Recife, Pernambuco ////////// Maceió, Alagoas ///////// Aracajú, Sergipe //////// Salvador, Bahia ///////// Vitória, Espírito Santo //////// Rio de Janeiro, Rio de Janeiro ///////// São Paulo, São Paulo /////// Curitiba, Paraná //////// Florianópolis, ...
Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo e São Luís no Maranhão são as três capitais de estados brasileiros localizadas em ilhas.
O Brasil já teve 3 capitais: Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Fato pouco conhecido é que a a cidade de Curitiba foi nomeada capital do Brasil por três dias, de 24 e 27 de março de 1969.