A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.
Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos não apenas nos dentes, como também abaixo da linha da gengiva (nas raízes dentárias). Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. ... O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.
Mais artigos. Processo alveolar é o termo em odontologia que designa o osso que circunda os dentes. Às vezes também é chamado de osso alveolar.
Alvéolos pulmonares são pequenas bolsas que constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório. Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios. Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo.
A alveolite caracteriza-se por uma infecção do alvéolo, que é a parte interior do osso onde se encaixa o dente. Geralmente, uma alveolite ocorre depois de se extrair um dente e quando não se forma um coágulo sanguíneo ou este se desloca, desenvolvendo-se uma infecção.