Quando os rins não conseguem realizar essa tarefa , a uréia se decompõe em amônia. Portanto, a razão pela qual pessoas com problemas renais costumam ter hálito de amônia. Além disso, o corpo é incapaz de absorver o cálcio adequadamente, como resultado de doença renal.
O corrimento com cheiro de amônia pode ser gerado por desequilíbrio de bactérias ou a urina concentrada. O desequilíbrio de bactérias é causado pela vaginose bacteriana. O corrimento com cheiro de amônia é um procedimento que pode ocorrer no ser humano, porém não é normal de ocorrer, tratando-se então de uma anomalia.
Hálito cetônico é quando eliminamos pela respiração algumas substâncias chamadas corpos cetônicos. Nós produzimos essas substâncias em grande quantidade quando estamos mais de 12 horas em jejum, especialmente quando fazemos uma restrição radical de carboidratos.
O hálito cetônico provém da formação indevida de corpos cetônicos em alta quantidade no organismo. Isso acontece quando o corpo não consegue transformar glicose em energia, por insuficiência de insulina, e recorre a outros meios.
O hálito de acetona não é causado por nenhum alimento específico, mas pela falta deles. Assim, o tratamento mais indicado, conforme lembra Gobor, é evitar longos períodos sem se alimentar — e incluir a variedade dos grupos nutricionais no prato, inclusive os carboidratos.
O tratamento da halitose de origem bucal é eficaz e bastante simples: fazer a higiene oral COMPLETA pelo menos 3 vezes ao dia: depois do café da manhã, almoço e jantar. Isso significa começar com o fio dental. Deve-se usar o fio em TODOS os dentes.
Se você está preocupado com o mau hálito, seja relacionado aos cáseos amigdalianos ou não, lavar a boca com um enxaguante bucal vai ajudar a refrescar seu hálito e a eliminar a maioria das bactérias.
– Falando em água, beba muita água! Além de contribuir para a hidratação do corpo, a água é fundamental para a produção da saliva, nossa aliada número 1 no combate ao mau hálito.
- Alimentar-se a cada três horas, preferencialmente em pequenas porções para que a salivação ocorra naturalmente. - Consumir alimentos como maçã, cenoura crua, folhas e castanhas, pois são alimentos fibrosos, saudáveis e de poucas calorias que ajudam a limpar a boca e, assim, contribuem para um hálito fresco.
Segundo a nutricionista funcional e esportiva Andrea Marim, os fãs de gomas de mascar podem respirar aliviados quanto a isso. “Chiclete sem açúcar não tem caloria e, por isso, é incapaz de quebrar o jejum”, explica a profissional.
Como forma paliativa, bala e chiclete são boas saídas para momentos em que o período entre as higienizações fica mais longo. A bala disfarça o mau hálito e o chiclete impede a fermentação dos alimentos que ficaram na boca. Mas eles devem ser sem açúcar.
7 MANEIRAS SIMPLES DE ACABAR COM O MAU HÁLITO RÁPIDO
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.
Passe o fio dental ou use escovas interdentais para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Use uma escova de dentes manual ou elétrica com cabeça pequena e cerdas arrendondadas suaves e não se esqueça de limpar ao redor da linha de gengiva.
Infecção na boca
Possíveis causas de uma dor de dente Quando a dor vem e some do nada, ela pode ser causada por uma pulpite, que é a inflamação reversível na polpa (a parte nervosa e vital do dente). O tratamento desse problema consiste na total remoção da cárie e, depois, na restauração do elemento dentário através de resina.