Susana Rangel Vieira da Cunha. Os modelos predominantes do ensino da arte na educação infantil oscilam entre o diretivismo técnico (saber fazer) e o laissez-fare (exprimir livremente sem interferência do professor).
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
Estimular a criação de formas e o uso de cores também é uma maneira de propiciar a experimentação e a descoberta sobre objetos, materiais e sensações. O uso de massinhas de modelar, elementos naturais como areia e brita, papel e tinta ajudam a criança a entender sobre formas, tamanhos e cores.
Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.
Desenvolver capacidades com base no olhar e refletir sobre as imagens deve ser um compromisso da escola, dando possibilidade para que os estudantes se apropriem de procedimentos, criem e reconheçam significados nas suas produções e na arte das mais diversas culturas.
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música.
Existem muitas formas de ensinar arte mas, geralmente, é melhor começar com projetos fáceis e divertidos. Quando estiver ensinando crianças, faça projetos com assuntos fáceis e familiares aos alunos ou desafios de arte abertos. Demonstre os projetos primeiro para inspirá-los e envolvê-los.
Assim, afirma-se que a Arte no ensino fundamental poderá ser disseminada através de diferentes modalidades como artes visuais, danças, teatros e músicas, evidenciando uma perspectiva estética e artística, sendo possível produzir trabalhos que deverão valorizar a história e a cultura da sociedade.
Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno, significa, então, não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Prática das artes visuais na sala de aula O trabalho com artes visuais deve ser explorado desde o desenho, passando pelo recorte e colagem, pintura até a escultura, deve-se partir das duas dimensões, para depois fazer com que a criança perceba as três dimensões.
Em dezembro de 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a Resolução CEB nº 07, fixando diretrizes para o Ensino Fundamental de nove anos. ... Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos.
O curso de Educação Artística é a modalidade de licenciatura das Artes Visuais que forma profissionais para atuar com a aplicação das artes no dia a dia, seja por meio de produções artísticas ou por meio do ensino.