Rol: organização dos dados por ordem de valor, sendo ele crescente ou decrescente. Amplitude total (AT): dispersão entre o maior e o menor número, no caso a idade. Quanto maior a amplitude, mais heterogêneo é o grupo.
Resposta. Relação, lista,Enumeração,Categoria ou número em que se insere algo ou alguém.
D – O Rol: É qualquer lista em ordem crescente (ou decrescente) dos dados coletados associados a uma variável quantitativa. Por Exemplo: Numa pesquisa sobre idades de 10 alunos de uma sala, os resultados obtidos foram 16.
A estatística descritiva, como o próprio nome já diz, se preocupa em descrever os dados. A estatística inferencial, fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise destes dados e sua interpretação.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A apresentação gráfica é um complemento importante da apresentação tabular. A vantagem de um gráfico sobre a tabela está em possibilitar uma rápida impressão visual da distribuição dos valores ou das freqüências observadas.
Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.
A importância dos gráficos está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações visuais. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, tornado mais fácil a compreensão da informação que se deseja passar.
Tipo de séries estatísticas
Em estatística, econometria, matemática aplicada e processamento de sinais, uma série temporal é uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo.
No caso das séries temporais utilizam-se métodos estatísticos, como por exemplo: média móvel simples, média ponderada exponencial, análise de regressão e projeção de tendência matemática.
Uma série temporal é dita estacionária quando ela se desenvolve no tempo aleatoriamente ao redor de uma média constante, refletindo alguma forma de equilíbrio estável. Na prática, a maioria das séries que encontramos apresentam algum tipo de não estacionariedade, por exemplo, tendência.
A tendência de uma série temporal é definida como um padrão de crescimento/descrecimento da variável em um certo período de tempo. Existem testes específicos para a identificação da tendência, como o Teste de Wald e o de Cox-Stuart.
Como analisar os resultados do gráfico de tendência?