Risperidona é indicada para o tratamento de curto prazo para a mania aguda ou episódios mistos associados com transtorno bipolar I. Risperidona é indicada, por até 12 semanas para o tratamento de transtornos de agitação, em pacientes com demência do tipo Alzheimer moderada a grave.
Risperidon pode ser usado tanto em quadros de início súbito (agudos) como nos de longa duração (crônicos). Além disso, após o alívio dos sintomas, Risperidon é usado para manter os distúrbios sob controle, isto é, para prevenir recaídas. A substância ativa do Risperidon é a risperidona.
O efeito sedativo da risperidona ocorre após 30-60 minutos. O efeito antipsicótico ocorre após algumas semanas de uso contínuo. Depende do organismo, da dose prescrita e do uso concomitante com outras medicações.
Em raros casos: sonolência, cansaço, dificuldade de concentração, visão borrada, tontura, indigestão, náusea, vômito, dor abdominal, prisão de ventre, distúrbios da potência sexual, obstrução nasal e perda de urina (incontinência urinária).
Risperidona pode ser administrada uma vez ao dia ou duas vezes ao dia. Os pacientes que apresentarem sonolência podem se beneficiar de uma mudança na administração de uma vez ao dia para duas vezes ao dia ou uma vez ao dia ao deitar-se.
"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.
Existem vários tipos de remédios que não devem ser ingeridos com leite, no entanto, os mais comuns incluem: Remédios para a tireoide, como a Levotiroxina; Alguns antibióticos, como Levofloxacina, Quinolona, Tetraciclina ou Norfloxacino; Suplementos de ferro, muito usados no tratamento de anemia.
A melhor tática para dar o remédio para criança é misturar em algum alimento, líquido ou na própria comida. Porém deve-se questionar ao medico se o medicamento em questão pode ser oferecido dessa forma e em qual tipo de alimento é recomendado.
Até 40 minutos depois que você deu o remédio e a criança cuspir tudo ou vomitar, pode repetir a dose pois o remédio não foi absorvido. Mas também pode usar o paracetamol ou outro que o pediatra orientar. Nunca medique sem orientação medica.