Resposta: Alocação de memória, em ciência da computação, consiste no processo de solicitar/utilizar memória durante o processo de execução de um programa de computador.
Na alocação encadeada, é preciso que os elementos sejam alocados fisicamente na memória. Não existe diferença entre as duas maneiras de alocação. A alocação sequencial não é necessariamente alocada em sequência fisicamente.
Filas e pilhas são estruturas usualmente implementadas através de listas, retringindo a política de manipulação dos elementos da lista. Uma fila (queue) tipicamente estabelece uma política FIFO -- first in, first out -- de acesso aos dados. Em outras palavras, a ordem estabelecida na lista é a ordem de inserção.
Pilhas - Stack São estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados - o último inserido. Para processar o penúltimo item inserido, deve-se remover o último.
Como Programar Uma Pilha em C
Implementando nossa pilha em Java
A fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO: “o primeiro elemento que entra é o primeiro que sai” (first in, first out ). A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento no inicio.
O método FIFO, que significa “first in, first out” ou, em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes.