Nocebo é uma palavra que não tem cara de coisa boa. E não é coisa boa mesmo. A origem da palavra é do latim e significa PREJUDICAREI. Ela define os eventos adversos associados a expectativas negativas e é o correspondente negativo do famoso efeito placebo.
Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados. Efeito placebo é quando essa substância ou procedimento produz um efeito fisiológico positivo, mesmo que não tenha capacidade para isso, melhorando os sintomas.
Placebo é definido na medicina como droga ou intervenção que não tem efeito direto em doenças. É a simulação de um remédio – como pílulas de açúcar, por exemplo. Desde a metade do século 20, médicos e pesquisadores recorrem a ele em testes de drogas e tratamentos.
O efeito placebo é útil para ajudar a reduzir o número de medicamentos ou tratamentos utilizados para aliviar sintomas, deixando o organismo menos intoxicado. Além disso, quando usados corretamente, os placebos podem fornecer uma nova sensação de esperança a pessoas com doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida.
Um placebo é um medicamento, substância ou qualquer outro tipo de tratamento que se parece com um tratamento normal, mas que não possui efeito ativo, ou seja, que não faz qualquer alteração no organismo.