Causas da incontinência Constipação intestinal. Fraqueza de alguns músculos. Obstrução da uretra pelo aumento da próstata. Doenças que afetam os nervos ou músculos.
Incontinência urinária por transbordamento
Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. O distúrbio é mais frequente no sexo feminino e pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida quanto em mulheres mais jovens.
Às vezes, a perda de urina nessa faixa de idade é mais um problema social do que físico; Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação, praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.
Além do café, bebidas ricas em cafeína também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola e energéticos, e chás diuréticos, como chá verde, chá mate, chá preto, salsinha e hibisco.
Além dos exercícios, ter hábitos saudáveis auxiliam na prevenção, tais como: evitar o sedentarismo e a obesidade; controlar o ganho de peso nas gestações; evitar a prisão de ventre; não fumar para diminuir a tosse e a irritação da bexiga.
Como evitar a incontinência urinária Manter um peso saudável; Praticar exercícios de moderada intensidade; Fazer exercícios que reforçam os músculos do assoalho pélvico; Evitar o consumo de bebidas e alimentos que podem piorar o quadro, como, por exemplo, café e bebidas alcoólicas.
Também é conhecida como bexiga espástica ou bexiga nervosa, pois a bexiga se contrai de forma involuntária, havendo assim a perda de urina de forma inesperada e em momentos inapropriados.
O paciente com Alzheimer deve manter contato com amigos e familiares para evitar o isolamento e a solidão, que leva ao aumento da perda de capacidades cognitivas. Assim, é importante ir na padaria, passear no jardim ou estar presente no aniversários dos familiares, para conversar e interagir.
- Garantir que as dentaduras estejam bem adaptadas e que o cuidado dentário sejam mantidos. - Pesar semanalmente o paciente. A medida que a Doença de Alzheimer progride, ocorrerá o aumento da perda cognitiva e o paciente passará a ser dependente para a realização de suas atividades de vida, as diárias.
O enfermeiro é indispensável no suporte aos cuidadores de idosos com Doenças de Alzheimer, pois visa o cuidado ao indivíduo e sua família, orientando-o para lidar com as adversidades que surgem frente ao cuidado, principais dúvidas a respeito da doença, assim como as principais características evolutivas, e também, ...
Para diminuir a agitação
A tarefa de estimular cognitivamente uma pessoa com Alzheimer é séria e requer tempo e dedicação. Não faça nada com pressa, nem cobre respostas rápidas do doente. Vá com calma e respeite o tempo do idoso. Existem profissionais especializados na prática de estimulação cognitiva, são os Terapeutas Ocupacionais.
Leve-a para a cama o mais tarde possível, assim ele poderá pegar no sono mais rápido. Aposte me atividades durante o dia que o façam gastar energia e o mantenham acordado. Sem cochilos durante o dia. Evite dar alimentos pesados ou gordurosos perto da hora de dormir, assim como cafeína.
Olá. Não deve ser usado Rivotril ou outros calmantes no idosos. Em se tratamento de paciente com Alzheimer principalmente. Leve-a consultar para descartar outras causas clinicas que poderiam estar alterando o ciclo sono-vigília.
Isso porque a doença causa a atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, o que estabelece uma ligação direta entre Alzheimer e sono. Principalmente nas pessoas com mais de 70, é preciso ficar atento às alterações no sono.
Como tratar a insônia no idoso
Se isso não está acontecendo, é sinal de que há um problema”, diz o médico. Nesse caso, o problema pode ser do sono – como apneia, um distúrbio no qual a respiração é interrompida durante a noite – ou alguma doença física, como diabetes ou problemas cardíacos.
“Deite sempre no mesmo horário e vá para a cama somente quando for realmente dormir. Faça coisas que relaxem o corpo como tomar um banho morno e ler um livro, por exemplo”. Além desses cuidados, Renata destaca que o idoso deve evitar alimentos pesados e estimulantes no período da noite, como café e frituras.