Confira como as terminações são facilmente explicadas em nossa gramática: Usa-se “AM” se o verbo estiver no passado. Usa-se “ÃO” se o verbo estiver no futuro.
De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes. Os estudiosos explicam que, nesses casos, o contexto é quem vai definir se o M ou N deve ser utilizado.
M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P.
Em português temos poucas palavras terminadas com n. Entre elas podemos citar hífen, éden, abdômen, cólon, espécimen, glúten, hímen, pólen, sêmen, ânion, cânon, cátion, elétron, nêutron, plâncton, próton, líquen… Elas são acentuadas, como se pode perceber.
A razão para as palavras que o consulente apresenta terminarem em n é etimológica. ... Há uma regra a ter em consideração no que respeita à acentuação: as palavras terminadas em n são graves, e a sua acentuação deve ser marcada graficamente.
Rimas com 21 on
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.