Psicomotricidade é a ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Indicações para a Consulta de Psicomotricidade:
Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
A psicomotricidade entende o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.
É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar.
O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica. ... A psicomotricidade relacional conduz seus esforços para a dimensão afetiva e a construção da personalidade da criança.
Profissão psicomotricista: salário e carreira na área de PSICOMOTRICIDADE