O Processo de Individuação na Psicoterapia Junguiana Jung entendia a individuação como um processo que significava tornar-se um ser único, alcançar uma singularidade profunda, tornando-nos o nosso próprio Si-mesmo (1984).
Segundo Bertrand Russell, o princípio de individuação é o que faz uma coisa ser diferente de outra, e Duns Scotus afirmava que ele deveria se realizar pela forma, e não pela matéria. A questão que surge é se a essência de um homem é a mesma em outro homem.
Individuação: é um processo em que uma parte do todo começa a se distinguir, a se tornar independente e única, possuir uma singularidade. Individualismo: atitude de quem vive exclusivamente para si, egoísta, egocentrico.
A individuação busca estimular o indivíduo a despertar o melhor de si e do outro, tirando-o do isolamento e estimulando o outro a empreender uma convivência coletiva maior e saudável. Tal fato, nos ensina que o processo de individuação busca aproximar o mundo do indivíduo através do caminho do autoconhecimento.
Na terapia junguiana, terapeuta e paciente trabalham juntos na busca da recuperação dessa essência perdida ao longo do desenvolvimento pessoal. O paciente tem a liberdade de falar sobre o que quiser, desde suas expectativas e frustrações, até suas infelicidades e inseguranças.
O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.
Segundo Jung, podemos chegar ao inconsciente coletivo através dos sonhos, por isso as suas investigações se concentravam no campo dos sonhos. É nesse momento que temos acesso a esse inconsciente que todos nós compartilhamos.
Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, há uma distinção crucial entre características conscientes e inconscientes da psique: consciência é o que conhecemos e inconsciência é tudo aquilo que ignoramos.
Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.
Essa palavra define todos aqueles processos mentais que ocorrem sem que o indivíduo se dê conta. Sem que tenha consciência sobre eles. Esse é o significado mais amplo, – ou genérico – atribuído ao termo. A maior parte dos pesquisadores empíricos da psicologia e psicanálise defendem a existência desses processos.
Significado de Inconsciente adjetivo Que não é consciente; que não tem nem usa a consciência em seus atos; incônscio. Realizado inconsequente e irresponsavelmente; inconsequente: palavras inconscientes. ... [Psicologia] Que, sem influência da consciência, pode influenciar o modo como alguém se porta.
Note-se que Lacan diz que o inconsciente é a parte do discurso consciente, ou seja, ele é aquilo que no discurso concreto falta, é a falha do discurso concreto, falha que não permite ao sujeito restabelecer a continuidade do discurso consciente. ...
O inconsciente é o não-sabido de um saber, quer dizer, um saber que não tem sujeito, um sujeito que saiba. A partir daí podemos clarificar seu nome : o instinto. É com este nome que desde sempre se designa um conhecimento cuja evidência choca com a realidade animal.
O sistema inconsciente sempre foi pensado como aquele que conteria, por um lado, representações desde a origem inconscientes e, por outro lado, representações que pertenceram ao processo secundário, mas foram reprimidas.
Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.
Significado de Repetição substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Grafismo. Erro caracterizado pela duplicação de palavra(s) ou frase(s). [Música] Ação que, sinalizada por um sinal na partitura, repete uma parte da música.
Resultados experimentais seguros são obtidos por meio da utilização de adequados tamanhos de amostras e número de repetições. ... A utilização de um número adequado de repetições nos experimentos é de fundamental importância para a redução do erro experimental e conseqüente aumento da precisão experimental.
Recordar, repetir e elaborar Em seu primoroso trabalho "Recordar, repetir e elaborar", no qual descreve fenômenos que estão na base do pensamento psicanalítico, Freud (1914/1980) observa que o paciente repete no relacionamento com o analista comportamentos e atitudes característicos de experiências iniciais.
v. t. 1. fazer lembrar: Aquele lugar recorda-me a minha infância.
A compulsão à repetição nada mais seria do que uma tentativa, por parte do ego, de obter um domínio destas situações desagradáveis, vinculando a energia. É mediante a repetição que o aparelho psíquico consegue o equilíbrio buscado pelo princípio do prazer.
Sigmund Freud (1914) entende a “perlaboração” como a atividade que possibilita a superação da repetição de uma situação traumática e/ou aprendida.
Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.
Para calcular o número de repetições através do CV, basta substituir o valor de s pelo CV% e o valor de d por d%.
A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.
Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.
Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.
Como evitar a repetição de palavras?
Palavras sinônimas - duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: ... Palavras homônimas - duas ou mais palavras apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes.