Válvula solenóide é um dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova.
Quando esse condutor é percorrido por uma corrente elétrica, também terá um campo magnético associado a ele e, praticamente, uniforme em seu interior. ... E, dessa forma, teremos um campo magnético resultante nulo na parte externa do solenoide.
Uma blindagem magnética eficiente para campos magnéticos de um ímã se constitui em uma gaiola de material ferromagnético. Muitos equipamentos que devem ser protegidos de campo magnéticos externos estão encerrados em uma cápsula de material ferromagnético.
O seu sentido é determinado pela regra da mão direita, de acordo com ela, quando apontamos o polegar no sentido da corrente elétrica, os demais dedos da mão fecham-se no sentido do campo magnético.
A regra da mão direita nos fornece as informações da seguinte forma:
Assim como o campo elétrico, o campo magnético é um vetor, ou seja, um ente matemático que possui módulo, direção e sentido. Por definição, o vetor campo magnético em cada ponto tem direção tangente à linha de campo e o mesmo sentido dela.
Pela regra da mão direita, o campo magnético sai no ponto 1 e entra no ponto 2. Logo, ambos são horizontais, porém o campo sai da folha do ponto 1 e entra na folha no ponto 2, envolvendo todo o fio por onde passa a corrente.
Podemos determinar o vetor campo indução magnética no interior de uma espira circular através da seguinte equação: Retirando as informações fornecidas pelo exercício. i = 9 A, μ = 4π.