A fermentação lática, realizada exclusivamente por ação bacteriana (os lactobacilos), ocorre quando a glicólise tem como carboidratos a glicose ou a galactose, obtidas a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. ... O leite virou iogurte.
A obtenção do iogurte é através da fermentação lática pela ação dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, eliminando o ácido lático que coalha o leite.
O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus. O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade.
O iogurte é produzido a partir de um processo de fermentação do leite. Este processo ocorre em ambiente aquecido. As bactérias se alimentam da lactose (tipo de açúcar) presente no leite, eliminando ácido lático e transformando o leite em iogurte. Elas vão se reproduzindo e formando mais iogurte.
O iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos. ... O sabor azedo do leite fermentado deve-se ao ácido láctico formado e eliminado pelos lactobacilos.
Esse processo é conhecido como fermentação. Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus.
Iogurte, inventado por acidente A maior parte das pesquisas aponta a civilização neolítica da Ásia Central como sendo a mais antiga a fabricar esse alimento, por volta de 6 mil a.C. Já a primeira produção industrial de iogurte é atribuída à empresa Danone, de Isaac Carasso, em 1919, na Espanha.
1970
Entende-se por iogurte, segundo RIISPOA, o produto obtido pela fermentação láctea através da ação de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. É um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo.
Iogurte Natural É o iogurte que não tem adição de substâncias, além das já presentes em sua receita. Ele tem uma consistência mais firme e sabor suave. Geralmente é consumido com mel e frutas ou como molho para saladas ou recheios.
Tipos de Iogurte
Para promover a fermentação, os iogurtes possuem pelo menos dois tipos de bactérias, Lactobacillus bulgarius e o Streptococus thermophilus. Os probióticos são bactérias que sobrevivem à acidez do estômago e chegam vivas ao intestino, contribuindo para o efeito saudável ao organismo.
Iogurte com probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (conhecidos como as bactérias do bem).
Iogurte natural não tem adição de qualquer substância além das culturas microbianas e do leite como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Há inúmeras versões desse iogurte como as com mel e suco de frutas.
Yakult
Um bom exemplo de novidade é o iogurte grego, com a consistência mais elaborada, ele já faz sucesso na rotina de muitas pessoas adeptas à vida saudável. Este iogurte é de fato uma ótima opção para quem quer se alimentar bem sem abrir mão do sabor.
Iogurte desnatado é indicado para quem faz a dieta low carb Isso porque o desnatado é bem menos calórico e possui um teor menor de gorduras, o que o torna muito indicado para quem está tentando emagrecer, especialmente se a pessoa segue a dieta low carb.
A versão com menos gordura e calorias (em média 76, quase a metade do que oferece o integral) tem mais cálcio (cerca de 300 miligramas no potinho de 170 gramas). É também a que tem mais proteína. Por isso, se quer emagrecer sem perder músculo, não tenha dúvida: fique com o iogurte desnatado.
2 - Iogurte com granola ou cereais: Os cereais e a granola também são ricos em fibras, ajudam nas funções intestinais, aumentam a sensação de saciedade, impedindo a gula e favorecendo o emagrecimento saudável.
A resposta curta: sim. “Considerando que é tico em probióticos, cálcio, potássio e proteína, o iogurte é um dos alimentos mais saudáveis que você pode comer”, diz Karen Ansel, nutricionista, nos Estados Unidos.
De olho nas calorias: confira o ranking do iogurte grego
De acordo com os especialistas, devem comer-se pelo menos três porções de produtos lácteos por dia, entre estes está incluindo o iogurte. Assim, é recomendado que se coma diariamente entre um ou dois iogurtes.