A presa é engolida inteira pelas baleias, não havendo mastigação. Os alimentos mais comuns são os peixes, as lulas e os crustáceos. Algumas espécies também comem animais como as aves e as tartarugas.
Depende da baleia. A mais gulosa é a azul, que pode ingerir nada menos do que 4 toneladas de comida em 24 horas. Isso equivale a cerca de 18 500 Big Macs. Mais contidas, espécies menores, como a franca e a jubarte, abocanham até 2 toneladas de alimento por dia.
Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
O mamífero, que é capaz de comer até 2,5 mil quilos de peixe por dia, aparece “enganando” suas presas para conseguir capturar o maior número possível delas.
É esperado que um animal com 23,3 metros de comprimento e pesando cerca de 180 toneladas tenha órgãos gigantescos. No entanto, o tamanho de seu coração surpreende. Ele tem 180 quilos, 1,5 metro de comprimento e, quando estava em ação, bombeava cerca de 60 galões de sangue (220 litros) por batimento cardíaco.
A baleia-franca-austral não possui nadadeira dorsal.
Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.
Balaenoptera acutorostrata (Lacépède, 1804), popularmente conhecida como baleia-anã, baleote, baleia-minke e finbeque (na região dos Açores), é o rorqual de menor porte pertencente à subordem Mysticeti.
16 mAdulto
200 litros
Por que a baleia tem um furo na cabeça? O furo que vemos na cabeça das baleias (e dos golfinhos também) é o seu nariz! É por onde o ar entra e sai. As baleias não conseguem respirar dentro da água.
Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. “A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite”, conta o oceanógrafo Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
A morte se dá por fatores como aumento de temperatura corporal e compressão de órgãos internos. Na verdade, cerca de 80% das baleias encalhadas chegam à praia mortas e as sobreviventes muito debilitadas.
Os mamíferos aquáticos compõem o grupo de animais em que as fêmeas possuem glândulas mamárias e os filhotes de desenvolvem dentro do organismo da mãe. Com a diferença de que estes vivem em ambiente aquático. As baleias assim coco todos os mamíferos, possuem sangue quente e respiram pelos pulmões.
Sono. Os golfinhos, por serem mamíferos e apresentarem respiração pulmonar, devem, constantemente, realizar a hematose a partir do oxigênio presente na atmosfera. Tal fato obriga os golfinhos e muitos outros animais aquáticos dotados de respiração pulmonar a subirem constantemente à superfície.
Os golfinhos são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo 37 espécies conhecidas habitando água salgada e doce. A espécie mais comum é a Delphinus Verdis Delphis.
Os golfinhos são mamíferos marinhos classificados como cetáceos. Esses animais vivem nos mares e são conhecidos por serem amistosos com os seres humanos.
Associação de mamíferos — de golfinhos. Manada — de bovinos; elefantes. Matilha — de cães, de canídeos. Ninhada — de filhotes.