crossorigin="anonymous">
É comum ouvirmos que as artérias são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, anteriormente chamado de arterial. Entretanto, essa afirmação nem sempre é correta, uma vez que existe uma artéria que transporta sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.
Olá, Tentando interpretar a sua colocação, existe a rede enorme pelo corpo de capilares. São vasos extremamente finos, formados por apenas uma camada de células. Tais vasos, após a ramificação das artérias em arteríolas, distribuem o sangue para os tecidos.
Possui dois fluxos de bombeamento, sendo que o lado esquerdo do coração leva o sangue das artérias para o corpo, enquanto a parte direita direciona o sangue venoso para os pulmões. Os movimento de contração (sístole) e relaxamento (diástole) são responsáveis pelo seu correto funcionamento para impulsionar o sangue.
Sua função é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.
Quando os órgãos estão mais próximos um dos outros, isso facilita o corpo humano a trabalhar mais facilmente, assim realizando tarefas importantes.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
De modo semelhante, qualquer que fosse a fonte de energia do corpo, não havendo oxigênio, essa energia deveria chegar aos pontos mais extremos do corpo. Assim, quem realiza esse trabalho é o sangue, através do impulsos (batimentos) gerados pelo coração.
Os pulmões e o coração não conseguem fornecer oxigênio na quantidade necessária para produzir a energia. Mesmo depois de parar de correr, você continua sem fôlego e sua respiração fica ofegante durante alguns minutos porque está pagando o débito.
Episódio onde a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um período curto imediatamente após uma experiência assustadora, emocional ou dolorosa.
Durante a crise de perda de fôlego, seu filho deve permanecer deitado, porque esta posição aumenta a circulação de sangue no cérebro. Não é necessário fazer manobras de respiração boca a boca, nem chacoalhar a criança, ou virá-la de cabeça para baixo, ou jogar água em seu rosto, ou passar álcool em seus pulsos.
A asma induzida por exercício físico é um tipo de asma que surge após fazer alguma atividade física vigorosa, como correr ou nadar, provocando o surgimento de sintomas como falta de ar, chiado ou tosse seca, por exemplo.
Durante a corrida, evite a respiração torácica: aposte na respiração diafragmática e respire profundamente, enchendo e esvaziando a barriga, como um balão. Respire pelo nariz e pela boca, mas principalmente pela boca, para garantir o aporte de oxigênio necessário.
Sentir falta de ar pode ser indício de problemas de saúde As causas da falta de ar podem estar relacionadas a problemas emocionais e/ ou cardíacos, atividade física extenuante, crises de ansiedade ou de pânico, gravidez e até mesmo doenças como pneumonia, obstruções nas vias respiratórias, entre outros.
A dificuldade de respirar e o cansaço ao fazer exercício, mais comuns a partir dos 50 anos, podem indicar que algo não anda bem com o coração ou com os pulmões, principalmente se a pessoa pratica com regularidade alguma atividade física e, nos últimos tempos, notou que não tem mais o mesmo fôlego de antes.