No Brasil, o Clima tropical está presente em boa parte do território, especialmente nos estados da porção central do país, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros.
O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices pluviométricos entre 1250 mm e 2.
Resposta. Resposta: Por causa das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima tropical é, em geral, formada por florestas de alta densidade e com formas densas e exuberantes.
Resposta. Porque o Brasil fica entre trópicos. Tropical e Equatorial(perto da linha do Equador) e Subtropical(abaixo dos trópicos).
Norte: Equatorial. Nordeste: Semiárido. Centro-oeste: Tropical. Sudeste: Tropical de Altitude.
equatorial úmido
A vegetação predominante é a caatinga, com matas tropicais e de cocais a oeste e a leste. ... Seu clima típico é tropical, mas nas regiões mais altas há o tropical de altitude (mais ameno). Ambos tem verão chuvoso e inverno seco. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, devastada pela ocupação da região.
o subtropical
Em Resumo, os Climas Predominantes na Região Sul do Brasil são o Clima Subtropical Úmido Tipo Cfa e Cwa, nas áreas do Extremo Norte do Paraná, e a partir da Baixada Litorânea do Paraná ao Chuí no extremo sul do Rio Grande do Sul, como também na maior parte da região sul onde estão as terras onde jazem as planícies, e ...
Em várias regiões dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocorrem geadas no inverno. Já em regiões serranas, caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há ocorrência de geada e neve nos dias mais frios do ano. Nestes dias as temperaturas costumam ficar abaixo de zero.
Clima tropical
Na Região Nordeste é possível identificar três tipos de climas: tropical, semi-árido e equatorial úmido. O primeiro possui elevadas temperaturas e duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, os índices pluviométricos anuais oscilam entre 1.
clima tropical de altitude
clima tropical semiárido
É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino. Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Algumas características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema (uma das principais causas da seca do Sertão) e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Chapada Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da ...
CAATINGA
Floresta Amazônica
O clima predominante é equatorial (quente e úmido). A temperatura sofre pouca variação no decorrer do ano. - Apresenta umidade do ar e índices pluviométricos elevados. As chuvas variam entre 1.
É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. ... O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste.
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
É uma terra pouco habitada, marcada pela seca e pela caatinga, com períodos de chuva concentrados em três meses do ano, quando a vegetação floresce. Para armazenar essa água são comuns as cisternas e os açudes. Nesse cenário pouco amigável, o sertanejo vive de maneira austera.
O relevo da região do sertão é variado com planaltos, chapadas e serras. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. ... O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
Diz-se que o grande problema do Semiárido é a seca. Entretanto, em muitos locais da região chega a chover até 800 mm anuais – quantidade que, em outros semiáridos do mundo, permite uma produção agrícola maior e, consequentemente, menos pobreza.
Resposta. é a falta de chuva, altas temperaturas, a seca por varios anos, a pobreza.
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. ... As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.
A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).