Introdução. A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.
A esclerose ou condensação óssea apresenta-se, com imagem de aumento na espessura e no número de trabéculas ósseas, diminuindo-se o tamanho e a aparência dos espaços medulares nas imagens radiográficas e tomográficas.
A osteosclerose idiopática (OI) é uma formação benigna frequente que se traduz radiologicamente como uma área circunscrita de osso denso no interior da esponjosa dos maxilares. É assim denominada uma vez que a sua etiologia é desconhecida, não estando aparentemente associada a infecção, doença sistémica ou neoplásica.
Osteosclerose é um tipo de osteopetrose que envolve o endurecimento anormal do osso, que envolve o aumento da densidade óssea esquelética, com pouca alteração da modelagem; em alguns tipos, o aprisionamento ósseo na cavidade medular causa citopenias.
Esclerose óssea ocorre quando temos uma área dentro do osso, com uma densidade de minerais maior que o usual. É comum aparecer em radiografias e geralmente não produzem qualquer tipo de desconforto e nem problemas que justifiquem sua remoção. Assim, o ideal é fazer controles radiográficos periódicos pelo seu dentista.