A taioba é uma raiz utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais. É originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.
Como a taioba brava ( Colocasia esculenta variedade antiquorum ) que na verdade é um irmão do inhame ( Colocasia esculenta ). ... Por falar em confusão, a “batata” da taioba também é comestível! Tipo um inhame, tem 85% de amido e pode ser consumido cozido ou em polvilho.
Taioba-brava Sintomas: Quando se toca com a pele na planta é possível o surgimento de queimação e vermelhidão. Já no caso de ingestão, a planta pode causar inchaço dos lábios e língua, dificuldade para engolir, sensação de falta de ar, dor de barriga muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.
'Crua nunca, pois dá a sensação de garganta fechada, por causa da presença de ácido oxálico nas folhas, em níveis que provocam coceira na mucosa da garganta', explica o pesquisador. A taioba comestível pode ser refogada e os pecíolos (talos maiores das folhas) podem ser fritos ou empanados.
Os principais benefícios da taioba são:
A taioba é rica em fibras, o que vai ajudar na sensação de saciedade (importante nos processos de emagrecimento), na melhora do funcionamento do intestino e também na prevenção de câncer de intestino.
O talo da taioba é ricamente constituído por carboidratos, porém não é tão consumido quanto as folhas pelos brasileiros. Na composição do vegetal encontram-se ainda cálcio, fósforo, ferro, proteínas, e vitaminas B1, B2.
Modo de fazer
Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes. E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição.
A ora-pro-nobis pode ser consumida de diversas maneiras (crua, refogada) e na composição de muitos pratos (salada, sopas, tortas). Contudo, uma maneira de aproveitar, de fato, todos os nutrientes dela, é cozinhá-la com um pouco de água, entre um minuto e um minuto e meio. A água, após o término, deve descartada.
Dilua 2 colheres de sopa de Ora-Pro-Nóbis em Pó em água, sucos, smoothies, frutas, saladas ou na preparação de bolos, pães, massas, biscoitos, temperos e recheios.
Receita do Chá de Ora Pro Nobis:
Para a desnutrição (anemia), as folhas são preparadas frescas em saladas ou secas junto com feijão, sopas e sucos. Ornamentalmente, as flores rosadas podem ser usadas em projetos paisagísticos e, pelo fato de possuir espinhos entre as folhas, também tem aplicação como cerca viva.
Como preparar o chá de ora-pro-nóbis
Como consumir Ora-pro-nóbis?
A Ora-Pro-Nóbis, traduzido do italiano significa “ore por nós”, é uma plantinha pouco conhecida, porém de fácil cultivo, super saborosa e com benefícios para saúde que vão desde a diminuição do colesterol, anemia até a prevenção do câncer.
Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.
* Ora-pro-nóbis é uma espécie de cacto. Sendo assim, é comum que solte uma baba quando cozido ou super aquecido. O ideal é apenas jogar os brotinhos na frigideira bem quente com o fogo já desligado enquanto salteia, para evitar que solte a baba característica da espécie.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Modo de Preparo:
Quanto ao consumo para o controle do diabetes, Carolina conta a ora-pro-nóbis pode, sim, ser uma aliada. Em linhas gerais, o consumo de carboidratos associado às fibras faz com que seja digerido mais lentamente, evitando picos de glicemia no sangue.
Quantidades comuns
Por enquanto, não há estudos que indiquem quais são as contraindicações da ora-pro-nóbis. Mesmo assim, a ora-pro-nóbis, como qualquer outra planta, pode provocar alergias ou sintomas adversos em pessoas com sensibilidade.
Ora Pro-Nóbis Desidratadas em Pó (com Laudo Técnico)
Muda ORA PRO NOBIS Muda de ora pro nobis. 20,00 cada ou duas por 30,00. Retirada no Centro. A ora-pro-nóbis é um tipo de planta trepadeira altamente nutritiva: tem alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes.
A Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata)
3 dicas simples para curar a anemia