Para quem é fumante, o uso constante do cigarro acaba causando inflamações na parede dos vasos sanguíneos, aumentando as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como: infarto, AVC, trombose e aneurismas. Logo, a pessoa que fuma tende a apresentar sintomas de pressão alta, dores no peito, e afins.
O Disque Saúde no número 136 também oferece informações sobre como parar de fumar. O primeiro passo para abandonar o tabagismo é decidir, de forma concreta, quando será o primeiro dia sem cigarro. É importante fazer dessa data uma ocasião especial, com uma programação agradável para conseguir se distrair e relaxar.
O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.
O tabagismo é a dependência física e/ou psicológica do consumo de nicotina. Essa substância está presente, principalmente, no tabaco e, consequentemente, no cigarro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 brasileiros morrem a cada dia por conta de consequências do tabagismo.
O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.
Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.
O termo sedanapo nada mais é do que usar o guardanapo ao invés da seda para bolar cigarro. Essa ação geralmente acontece quando a pessoa não tem uma seda disponível para bolar.
Será que eu corro perigo de passar muito mal estando ao lado dos fumantes da erva'?" ... Agora, esses efeitos todos só acontecem quando a pessoa está fumando e tragando a maconha. Quem está ao lado pode sentir um cheiro diferente ou se incomodar com a fumaça, mas dificilmente vai ter de enfrentar alguma sensação diferente.
O tempo do efeito depende do modo como a maconha é utilizada. Se for fumada, o THC vai rapidamente para o cérebro, e o efeito dura aproximadamente 5 horas. Se for ingerido, o efeito demora pra vir (cerca de 1 hora) mas dura aproximadamente 12 horas.