O ponto eletrônico é um sistema informatizado que registra os horários de trabalho dos colaboradores por meio de um equipamento eletrônico.
Nesse sistema, o empregador disponibiliza mensalmente um cartão de ponto para os colaboradores registrarem os horários de trabalho. Mas diferente do livro de ponto, o colaborador registra as informações por meio de um relógio que fica instalado na parede de entrada das empresas.
O Ponto Eletrônico é um sistema que permite o registro de horas trabalhadas por um funcionário numa determinada empresa. ... De qualquer forma, é preciso ter um sistema que ajude a controlar se todos estão obedecendo aos horários de entrada e saída da jornada de trabalho.
O relógio de ponto serve para registrar com precisão as horas trabalhadas dos funcionários de empresas de todos os tamanhos. ... Todas as empresas com mais de dez funcionários são obrigadas, conforme a lei, a manter o registro de ponto contento horário de entrada e saída, intervalos e horas extras.
A impressão digital é a nossa senha mais utilizada, e a maioria dos relógios de ponto biométrico usam esse tipo de autenticação. Ele funciona da seguinte forma, quando o funcionário posiciona seu dedo no leitor biométrico óptico ele faz a leitura do desenho da digital e a compara com a registrada no banco de dados.
O funcionário deve registrar o ponto assim que chegar na empresa e logo antes de ir embora, assim como no início e término de intervalos. A legislação que determina como funciona o ponto eletrônico exige que a cada registro seja emitido um comprovante com nome do funcionário, CPF, número do PIS, local, data e horário.
O relógio biométrico identifica o trabalhador pela leitura da impressão digital ou por uma senha digitada no teclado; Registra a marcação de ponto na memória; Imprime o comprovante do trabalhador; Permite exportar marcação de ponto para tratamento através do software de controle de ponto.
De qualquer forma, se o desejo da empresa for continuar a utilizar um REP é muito importante fazer uma investigação de preço de um relógio de ponto digital. Há modelos com poucas funcionalidades, mas com um custo acessível a até modelos bastante complexos que chegam a custar até R$3.
Pressione as teclas + + e, em seguida, informe o crachá e a senha do supervisor cadastrado, se houver. Quando aparecer a mensagem “Digite o PIS” ou “Digite a credencial ou passe o cartão”, basta digitar o número referente ao funcionário e, em seguida, apertar .
A instalação do relógio ponto é muito simples. Para os relógios cartográficos, basta uma tomada próxima ao local em que o equipamento será instalado. O equipamento deve ser fixado na parede e ligado à energia. Assim, está pronto para ser utilizado.