Caso se coloque informações entre parênteses após a citação, o ponto deve ser colocado no final de tudo. Ex: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” (Madruga, 1980, f. 14). Caso a citação termine com uma interrogação ou exclamação, por exemplo, tal pontuação fica dentro das aspas.
Como usar "aspas" corretamente
Dentro das aspas De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, quando as aspas abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão, o ponto deve ficar dentro delas.
Pontuação. Ponto antes do e - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. É permitido utilizar ponto antes da conjunção "e". ... Repare que, se as proposições da sua frase formassem uma ideia/idéia de conjunto (uma informação que só se completasse na adição), não deveria iniciar período na segunda conjunção e.
O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.
Escrever na norma culta na língua portuguesa é de extrema importância para o falante da língua, uma vez que por meio disso se pode falar e ser compreendido. Nesse sentido, se deve usar ponto final e continuar na mesma linha quando se deseja fazer uma quebra no texto, porém continuar no mesmo raciocínio.
O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo. O parágrafo é constituído por uma ou mais orações que tratam do mesmo assunto. O ponto final assinala o fim de um período. O ponto final, parágrafo ou ponto final e parágrafo assinala o fim de um parágrafo.
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Pontos É usado ao final de frases para indicar uma pausa total: a) Não quero dizer nada. b) Eu amo minha família. E em abreviaturas: Sr., a.
Como usar a vírgula?
A Língua Portuguesa, ironicamente ou não, pode uni-los e separá-los: “Collor, FHC, Lula, Dilma; Bush, Clinton, Obama; eu espiono, tu espionas, ele espiona; nós protestamos; eles continuam a espionar e ponto.” Ah! Pelo novo acordo ortográfico, a expressão “ponto e vírgula” não mais faz uso de hífen.
Pontuar adequadamente pode parecer difícil para algumas pessoas, mas há algumas dicas de pontuação muito simples de seguir e que podem salvar o texto:
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.
_ Melhor eu ir - disse ela - vou me arrumar, te vejo daqui a algumas horas! _ Ta certo, também já vou. As duas se despediram e cada ma virou a esquina da escola, indo em direção de sua casa. Estavam muito ansiosas, sabiam que aquela noite seria super divertida!
Há três maneiras de transcrever um diálogo: o discurso direto, o indireto e o indireto livre. O discurso direto consiste em reproduzir literalmente as palavras ditas por cada interlocutor. A fala de cada um ocupa uma ou mais linhas separada(s) e é introduzida por travessão ou aspas.
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado: - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos. Por Exemplo: – O que é isso, mãe?
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.
A capacidade de se dirigir e de responder ao outro, como igual, estabelecendo assim uma relação, e o comunicar com o outro através da linguagem permite o acesso ao pensamento e à representação. O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
verbo transitivo direto e intransitivo Conversar; escrever ou se expressar por meio de diálogo, de uma conversa interativa, da troca de informações, opiniões, ideias: dialogamos sobre a guerra do Oriente Médio; durante a aula, os alunos só dialogavam.
Resposta:Nesse sentido, o diálogo é força para fazer com que a sociedade seja verdadeiramente democrática, capaz de respeitar e promover, com fecundidade, o bem comum. Dialogar é o caminho da permanente construção da vida social, familiar e individual. ... O respeito e a promoção do bem comum são deveres de todos.
Diálogo é uma interação entre duas ou mais pessoas, baseada na fala. No primeiro exemplo é possível ver que duas pessoas interagem através da conversa, expressando surpresa. No segundo exemplo podemos ver uma conversa entre duas pessoas, uma no papel de cliente e outra no papel de vendedor.
Por outro lado, o diálogo é uma obra literária, em prosa ou em verso, em que é simulada uma conversação ou controvérsia entre dois ou mais personagens. É usado como tipologia textual na literatura quando surgem dois personagens que adoptam o discurso diegético e agem como interlocutores.
Formal é quando estamos em uma situação falando com alguma autoridade,ou em uma reunião. E sempre temos que estar ultilizando o potuguês sem girias. Bom dia chefe, gostaria de saber que horas vai ser a reunião. -Essa frase é formal.
Citação Direta Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT
Citação direta de lei Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal. No caso da jurisdição, é importante que você utilize o nome do local de aplicação da lei.