seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: ... Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável. Ratifico: "seja... seja" conjuntivo não irá para o plural.
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Quaisquer é um caso diferenciado na formação de plural em nossa língua. ... Pois esse é um caso raro em nossa língua, em que a partícula do plural, o “s”, foi levada para o interior da palavra: ♦ Qualquer é singular, quaisquer é plural.
3) Não confundir com abaixo-assinado, que é a denominação do próprio documento firmado por diversas pessoas para determinada e específica finalidade, vocábulo esse que é substantivo composto e escrito com hífen, podendo ser flexionado para o plural (abaixo-assinados), mas não para o feminino.
Só o primeiro elemento vai para o plural se preposição ligar as palavras: pés de moleque, pernas de pau, joões-de-barro, mulas sem cabeça, câmaras de ar, pães de ló, fogões a gás, estrelas-do-mar. ...
A denominação "pé de moleque" tem duas hipóteses para sua origem: referência ao calçamento de pedras irregulares presente em cidades históricas brasileiras como Paraty e Ouro Preto, que era assim denominado. motivado pelas quituteiras das ruas do passado que os vendiam e que eram alvo de furtos por parte da meninada.
Significado de Moleque substantivo masculino Menino que vive na rua; menino de rua. Menino jovem, de pouca idade; garoto. Garoto muito traquinas; menino muito sapeca e levado. [Pejorativo] Pessoa que não merece confiança; quem é canalha; vil.
substantivo masculino Mal-educado; quem age com grosseria e falta de educação. adjetivo Grosseiro e sem educação; que age de modo descortês; que trata outra pessoa com grosseria: tive um chefe malcriado, um grosseirão. Insolente; que se comporta ou age desrespeitosamente, com insolência.
Amado, estimado, termo carinhoso ou íntimo com que se designa alguém a quem se estima ou ama. Você é muito querido entre nós!
substantivo feminino [Popular] Comportamento ou ação grosseira; atitude indelicada ou desrespeitosa; má-criação. Característica ou particularidade de quem é malcriado. Forma preferencial: má-criação. Etimologia (origem da palavra malcriação).