A fórmula para o cálculo da taxa de ocupação (TO) é a seguinte:
O índice de utilização do solo exprime a quantidade de edificação por unidade de área de solo. Dito de outra forma, exprime a intensidade de utilização do solo para edificação. Os termos do quociente são sempre expressos na mesma unidade, normalmente em metros quadrados.
Verificado por especialistas. O índice de elevação de um terreno trata-se do número de coeficiente de altura existente no terreno. De maneira direta o índice de elevação é igual ao número de pavimentos.
A fórmula sobre como calcular coeficiente de aproveitamento é: Área total construída / Área do terreno. Para exemplificar, vamos utilizar o mesmo terreno de 200m²: Exemplo 01: Se eu construir uma casa de três pavimentos de 120m² cada, a conta será: (120m² x 3 pavimentos) / 200m² = 1,8.
O sistema apura o coeficiente multiplicando a carga horária da disciplina com a nota obtida na disciplina, em seguida dividindo o somatório do resultado desta multiplicação pelo somatório da carga horária das disciplinas cursadas.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
Taxa de Permeabilidade é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do lote.
Resumidamente, a taxa de permeabilidade da obra representa a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do terreno.
A taxa de permeabilidade se refere a uma regra criada pela legislação brasileira, que visa estabelecer uma taxa mínima de escoamento de água em terrenos. ... Por isso, implantar sistemas como o ecopavimento e também os telhados verdes pode ser uma solução eficaz para cumprimento da legislação.
Permeabilidade é a capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluidos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo , gás e da água nos aquíferos. ... Areias não consolidadas podem ter permeabilidades de mais de 5000 mD.
Em se tratando da importância de tal fator na agricultura, e para as plantas, é correto afirmar que uma elevada permeabilidade faz com que a água e os nutrientes necessários para a manutenção da vida cheguem até os vegetais, garantindo a respiração celular e demais atividades.
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. ... Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar.
As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. ... O oxigênio é liberado no ar. A fotossíntese é muito importante, porque praticamente todos os seres vivos dependem desse processo para que o alimento (açúcares) seja consumido.
A permeabilidade do solo está relacionada à comunicação entre os poros do solo. Quanto menor a comunicação entre os poros, menor é a permeabilidade, assim a infiltração de água nas rochas abaixo do solo é dificultada. Já uma maior permeabilidade do solo, favorece a infiltração de água e a formação de aquíferos.
ha-1; quando a porosidade foi 0,3 m3. ... Conclui-se que as melhores condições do espaço poroso do solo permitiram às raízes uma maior penetração na camada compactada e, conseqüentemente, maior absorção de água e nutrientes, proporcionando aumento significativo na produção.
A porosidade e a permeabilidade são propriedades do máximo interesse, sob o ponto de vista prático, principalmente quando se pretende explorar um fluido que preenche os espaços intersticiais de uma rocha. Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma.
O solo compactado pode afetar a produtividade do cafeeiro, isso porque o impedimento mecânico ao crescimento radicular acarreta em menor volume de solo explorado, menor absorção de água e nutrientes, dessa forma causando prejuízos ao desenvolvimento das plantas.
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Os principais efeitos da compactação do solo englobam o aumento da sua densidade e resistência mecânica juntamente com a diminuição do volume de poros, especialmente os de maior tamanho (macroporos).
Causas da compactação do solo
Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
Veja algumas dicas:
Resposta: Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.
Sintomas nas plantas, como percepção de sinais de emergência lenta, coloração deficiente, sistema radicular raso, menor e tortuoso são indícios que podem estar associados ao estado de compactação.
Os sintomas visuais mais freqüentes notados em plantas cultivadas em solos compactados são: 1) emergência lenta da plântula; 2) plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais; 3) plantas de coloração deficiente; 4) sistema radicular raso e 5) raízes malformadas com maior incidência de pêlos ...
Uma das estratégias viáveis para reduzir o impacto é a rotação de culturas, com palhada na superfície, bem como a implementação de culturas de cobertura.