Atende gestantes que necessitam de atendimento de emergência e urgência, mulheres durante o período de parturição (pré-parto, parto e pós-parto imediato) e recém-nascidos nas primeiras horas de vida. Atende também as gestantes que necessitam de internação hospitalar, seja para tratamento ou para o parto.
O Programa, lançado em junho de 2000, tem como principal estratégia assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério das gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.
Relativo à mãe ou à futura mãe e ao seu filho (ex.: cuidados materno-infantis ). Plural: materno-infantis . Plural: materno-infantis . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: maternoinfantil.
O nutricionista materno infantil é o profissional de saúde que avalia o estado nutricional do paciente realizando levantamento alimentar, elabora um diagnóstico nutricional com base em dados clínicos alimentares e de medidas corpóreas, prescreve e supervisiona a terapêutica nutricional.
O perfil da situação de saúde do Brasil é de tripla carga de doenças, pela presença concomitante das doenças infecciosas e carenciais, das causas externas e das doenças crônicas.
Modelos assistenciais, modelos de atenção ou modos de intervenção em saúde são entendidos por Paim12 como diferentes combinações tecnológicas com diferentes finalidades, como resolver problemas e atender necessidades de saúde, em determinada realidade e população adstrita (indivíduos, grupos, ou comunidades), organizar ...
Distritalização, f. Espaço descentralizado de construção do SUS, considerado território estratégico para estruturação das ações de saúde do trabalhador.