Fique por dentro de todos os modelos de memória RAM
O servidor foi feito exatamente para processar dados com frequência. Ele conta com peças melhores do que qualquer computador convencional: sua memória e seus HDs também têm total diferença, são geralmente mais rápidos e maiores. Seu sistema operacional foi desenvolvido com drivers específicos para ele.
Selecione Memória no painel direito, na seção hardware. Em seguida, com a lista "Slots de memória" selecionada. A janela abaixo deve mostrar um status de ECC.
Consulte sempre o manual da sua placa-mãe para saber qual é o formato compatível com ela. E caso você tenha ficado curioso sobre as diferenças entre esses tipos de RAM, recomendamos a leitura de “Como funciona a memória RAM?”, publicado pelo Tecmundo.
RAM Unbuffered ou sem registro não terá esses chips extras. Todas as fichas em um módulo sem buffer será o mesmo tamanho. Estes chips menores no trabalho RAM registrada como um tampão , ou um lugar para que os dados ser armazenados enquanto o módulo está a aguardar para usar a informação .
A UDIMM é uma DIMM de baixa densidade e baixa latência que não tem armazenamento em buffer e não contém um registrador ou chip de buffer. As UDIMMs geralmente são usadas em aplicativos que exigem a mais baixa latência possível.
E existe também módulos de memória com "buffered non-ECC" e outros com "unbuffered ECC". Lembrando que ECC é Error Correction Code e significa "Código de Correção de Erro", então "non-ECC" é not support ECC e significa "não suporta ECC". ECC não é o mesmo que memória registrada.
São as chamadas memórias registradas, ou memórias ECC (Error Correction Check). A principal diferença entre as memórias registradas e as “comuns” é que estas possuem um número maior de bits. Em um módulo de 32 bits, por exemplo, são precisos 7 bits adicionais para cada 32 bits de memória.
Memória de servidor é um termo um pouco impreciso. Apesar de o hardware de servidor ser designado para usos um pouco diferentes do que o hardware de computador, desde que a placa-mãe seja compatível, qualquer memória pode ser usada em um computador.
A sigla DDR vem de Double-Data-Rate (Taxa Dupla de Transferência). A memória DDR permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Assim, basicamente, uma DDR-SDRAM é uma memória do tipo SDRAM que permite que dois dados sejam transferidos no mesmo ciclo de clock.
Já a DDR4, de 4 GB a 16 GB. Em relação a frequência, a DDR3 trabalha com uma taxa de 800 a 2.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook. Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.
DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo. ... Internamente, memórias DDR e DDR2 trabalham com o mesmo clock em que operam externamente, enquanto que memórias DDR3 e DDR4 trabalham internamente com metade do clock externo.
Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone "Computador", como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em "Propriedades". Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.
O desempenho da memória RAM é medido pela sua frequência. Quanto maior o número, como 1600MHz, por exemplo, melhor seu desempenho. Porém, se a frequência da placa-mãe for menor, o sistema inteiro estará trabalhando com menor qualidade. A incompatibilidade pode ocorrer, também, em modelos de memória RAM.
Como verificar o Sistema Operacional
16 GB
Antes de comprar a memória e tentar instalá-la, é necessário saber se o seu sistema operacional suporta mais RAM. O limite máximo de memória para um sistema de 32 bits é, em geral, de 3GB. Ou seja, se você tiver dois pentes de 2GB cada um e seu Windows for 32 bits, ele só irá reconhecer 3 GB.
Incompatibilidades. Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.
Adicionando um novo módulo de memória RAM
Trocar as peças de um notebook é possível sim, e alguns casos dá até para fazer um upgrade, mas isso depende do modelo de cada notebook. Mas não dá para trocar tudo que se pode trocar em um desktop.
Localize a Porta Base, local em que se encontra a memória do notebook, e remova os parafusos. Geralmente, o componente pode ser encontrado na parte de baixo do notebook. Se tiver dúvidas, consulte o manual. Após remover a tampa, puxe com cuidado os dois pinos que prendem a memória e solte-a.
4GB
Melhores Memórias RAM DDR4 de 2021