Trata-se de documento que prova somente a declaração, mas não os fatos nela declarados.
O requerente deve comparecer ao Cartório de Notas escolhido e apresentar seus documentos pessoais originais, como RG e CPF. Para a lavratura do documento, o interessado deve declarar o que deseja para o escrevente do cartório, que transcreverá o conteúdo no livro notarial, tornando a declaração pública.
Eu, (especificar nome completo), RG (especificar número), CPF (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, bairro, cidade/estado), declaro que trabalho informalmente como (especificar ramo de atividade), com renda bruta mensal aproximada no valor de R$ (especificar valor).
No caso de um autônomo querer financiar sua casa própria ou um veículo, a documentação necessária para comprovação de renda é a seguinte:
Eu,________________________________________, CPF nº__________________ residente e domiciliado na rua ____________________________, nº_____, bairro ____________________________, na cidade de ________________________, estado de ________________________________, declaro que sou trabalhador (a) autônomo (a), desenvolvendo ...
Nem sempre o extrato do banco é aceito como comprovante de renda pelos bancos. Consulte a instituição financeira e veja qual a política deles quanto essa modalidade de comprovação. Caso o extrato possa ser usado, o ideal é imprimir o extrato dos últimos 3 meses pelo menos e solicitar que o gerente assine.
O Que Pode ser Usado como Comprovante de Renda?
Comprovantes de Residência
O comprovante de residência é qualquer documento que comprove que o cidadão tem uma residência fixa, seja ela própria ou alugada. Serve para evitar fraudes e garantir à entidade que o cidadão poderá ser encontrado, caso seja necessário, para cobranças ou outros procedimentos.