“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. ... É por isso que não é possível definir uma idade exata a partir da qual a personalidade de um indivíduo está estabelecida.
A construção acontece a partir do contato com as outras pessoas, principalmente, com a própria família. Geneticamente, já existe uma pré-disposição a algumas características da personalidade, mas, é justamente no encontro com os outros, que se constrói e se torna realidade.
Freud valorizava de forma bastante especial o inconsciente, o qual considerava que regia o comportamento humano. ... Para Freud a formação da personalidade dá-se nos primeiros anos de vida, quando as crianças lidam com os conflitos entre os impulsos biológicos inatos, ligados às pulsões e às exigências da sociedade.
O processo de formação da personalidade ocorre através do processo de socialização, pois é com base nisto que os impulsos biológicos e culturais se interagem, porém o processo evolutivo do individuo só começa na primeira infância.
Dessa forma, apesar de existirem diferentes teorias do desenvolvimento humano, todas convergem para o fato de que a personalidade é fruto da identificação de valores, crenças, aspectos morais e éticos com atitudes de outras pessoas, conforme as experiências vão ocorrendo em suas vidas.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.
O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.
Exemplos de Grupos Sociais
Grupo social: á a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Interação social: os membros do grupo interagem entre si. ... Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. ... Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
O que é Grupo: Grupo é um conjunto de indivíduos que reunidos formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc.
Esses grupos permitem a troca de mensagens com até 50 contatos simultaneamente. Você pode criar um grupo para sua turma na faculdade, para os seus colegas de trabalho, ou mesmo para os seu grupo de amigos.
OBJETIVOS DO TRABALHO EM GRUPO Em termos didáticos, os principais objetivos do trabalho em grupo são: • facilitar a construção do conhecimento; • permitir a troca de ideias e opiniões; • possibilitar a prática da cooperação para conseguir um fim comum.
Dinâmica de grupo é toda atividade que se desenvolve com um grupo e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas. ... Os jogos são excelentes mecanismos utilizados na transmissão e fixação da aprendizagem.
Este grupo foi criado para promover a troca de informações, o crescimento e o aprendizado das pessoas. Dessa forma, todas as publicações devem ter relação com os conteúdos foco do grupo, ou seja: Qualidade, Metrologia, Gestão e Excelência.