Esse tipo de infiltração é provocada pela impermeabilização inadequada dos materiais utilizados no piso e no alicerce. Dessa forma, a umidade presente no solo é capaz de entrar nos poros das argamassas e do concreto, infiltrando-se progressivamente por meio da capilaridade dos materiais.
Como a evitar ou eliminar? A única solução é a impermeabilização. Este tipo de humidade é de difícil solução. A única ação a fazer é contactar profissionais especializados neste tipo de casos, para impermeabilizar os elementos da fundação, paredes e pilares que estão em contacto direto com o solo.
O procedimento é muito simples e consiste em criar duas fileiras de buracos na parte inferior da parede com umidade por capilaridade e somente em uma de suas extremidades, sendo que a parede é perfurada ziguezagueando os furos para permitir uma distribuição uniforme do produto.
Se a umidade vem do piso, é necessário remover o reboco até uns 50cm acima da marca da infiltração, aplicar produtos impermeabilizantes adequados e depois refazer o reboco com acréscimo de aditivos. Essa é uma medida paliativa, pode não resolver ou curar para sempre o problema.
A primeira coisa a se fazer é retirar todo o reboco da parede onde está acontecendo a infiltração. Retire até uma altura de 1 metro e meio para cima e pelo menos 20 centímetros para baixo. Faça uma mistura de argamassa impermeável, utilizando produtos de sua preferência.
Como tirar umidade da parede do quarto?
A dica é borrifar água sanitária na parede, aguardar alguns minutos – a mancha tende a reduzir e clarear sozinha com o produto – e só então passar uma esponja macia com sabão. Depois desse procedimento a parede já pode receber tinta.
7 dicas para se livrar da infiltração na parede definitivamente
6 sinais de infiltração para prestar atenção ao comprar um apartamento