As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período.
Causas. Entre as principais causas das revoltas estão o fosso cada vez maior entre pobres e ricos, o declínio do rendimento dos pobres, o aumento da inflação e dos impostos, as crises de fome, peste, guerra e motivos religiosos.
2 – quais os motivos levaram a sociedade a se rebelar? R= A sociedade foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc.
Resposta: não há províncias que não registraram revoltas , todas tiveram revoltas.
Entre os motivos que levaram a Família Real Portuguesa a deixar a Europa para viver no Brasil, basicamente temos a Invasão Napoleônica da Península Ibérica como o principal, visto que o Reino de Portugal havia negado-se a assinar o Bloqueio Continental, o que despertava a ira de Napoleão Bonaparte.
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Resposta: 1- Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Primeira República: Canudos e Contestado Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
O termo messianismo é usado para designar os movimentos sociais em que milhares de sertanejos fundaram importantes comunidades comandadas por um líder religioso e a ele era atribuído qualidades como o dom de fazer milagres , realizar curas e profetizar acontecimentos .
É nesse contexto que surge o chamado “messianismo”, movimento que consistiu no aparecimento de líderes locais com forte discurso religioso salvacionista que perambulavam pelo Nordeste fazendo pregações.
Movimentos Messiânicos são movimentos sociais que apresentam em sua origem forte aspecto religioso, em especial a esperança de ver reproduzido na Terra um reino divino, marcado pela bonança e a felicidade.
No Brasil, os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. ... O movimento começou a se espalhar pelo país e o governo brasileiro massacrou a comunidade na Guerra de Canudos, destruindo-a em 1897.
Movimentos messiânicos ou messianismo podem ser caracterizados por movimentos sociais que tem uma grande motivação religiosa, e geralmente, os líderes desses movimentos são vistos como um Deus ou um enviado de Deus na terra.