EQST

O Que Foram As Guerras Mdicas?

O que foram as Guerras Médicas *?

Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C..

O que aconteceu na Primeira Guerra Médica?

As Guerras Médicas foram conflitos entre gregos e persas, ocorridas no século V a.C. Ou seja, foram guerras entre povos indo-europeus – aqueus, jônios, dóricos, eólios – os gregos, contra os medo-persas. ... A disputa central era pela região da Jônia, na Ásia Menor.

O que foi a guerra médica Brainly?

As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

Quais foram as principais forças combatentes da Guerra do Peloponeso?

Quais foram as principais forças combatentes na Guerra do Peloponeso​ ... Levaram-na a cabo as facções lideradas por Esparta, a saber, a Liga do Peloponeso, que contava ainda com Tebas entre seus integrantes, e por Atenas, qual seja, a Liga de Delos, entre cujos integrantes constava Argos.

O que foi a Guerra do Peloponeso explique?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.

Qual o resultado das Guerras Médicas para os gregos?

Utilizando de uma ardilosa estratégia de guerra, os gregos conseguiram sucessivas vitórias contra os persas nas batalhas de Salamina, Platéia e Micala.

O que era a Liga de Delos e qual seu objetivo?

Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.

Qual era o objetivo da Liga do Peloponeso?

O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. Na organização da Liga somente Esparta tinha o poder e o direito de convocar o congresso. Esparta também não precisava seguir as decisões tomadas.

O que foi a hegemonia de Atenas?

Resposta: a Hegemonia Ateniense, foi quando Atenas assumiu a liderança naval. ... Era o início dahegemonia ateniense sobre a Grécia. No século V a.C., Atenas foi governada por Péricles (444 a 429 a.C.) e suas instituições atingiram o máximo esplendor.

O que foi a Confederação de Delos Brainly?

A Liga ou confederação de Delos (também chamada de Liga Marítima Ateniense) foi uma liga marítima organizada por Atenas que ocorreu logo apos as Guerras Médicas. ... A Liga de Delos tinha como principal objetivo defender das cidades gregas de um ataque persa.

Por que Esparta deixou a Confederação de Delos?

Após o afastamento da ameaça persa, os espartanos deixaram a liga, ocasionando um atrito com Atenas, que dominava Delos. Com a vitória sobre os persas em 479 a.C. e a concentração de poder na mão de Atenas, as contribuições e arrecadações de impostos fizeram com que Atenas enriquecesse e dominasse ainda mais a região.

Como funcionava a Liga de Delos?

A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..

Qual a importância da Acrópole?

Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estados) gregas. A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.

O que é agora explique?

A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).