Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha.
Congelar: A melhor forma de ter milho “fresco” sempre em casa é congelando as espigas, então retire a palha e os cabelinhos, lave bem com uma escovinha e cozinhe por 4 minutos em água fervente e depois de um choque térmico em água bem gelada para parar a cocção, seque bem em papel absorvente acomode em um saco plástico ...
Como congelar Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.
O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos. Nos dois casos, faça o pré-cozimento em água fervente, no vapor, ou em micro-ondas, seguido pela imersão em água gelada pelo dobro do tempo que foi gasto no pré- cozimento. Seque a espiga com papel absorvente, coloque em saco plástico e congele.
A idéia é simples, você pode até congelar o milho cru, porém terá de cozinha-lo depois de descongelar. Mas com poucos minutos você consegue deixa-lo preparado para ir direto para a panela! Congelar o milho verde te garante milho fresquinho por pelo menos 6 meses.
Em condição ambiente, dura no máximo 1 dia. Mesmo quando não se deterioram nesse período, os grãos ficam com o sabor e a textura prejudicados.
Armazenagem de grãos: 8 dicas para armazenar soja e milho no longo prazo
Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.
cinco dias
Você pode armazenar a espiga inteira (incluindo a casca) na geladeira até a hora de cozinhá-la. Outra opção é armazenar o milho sem a casca no congelador depois de escaldá-lo para prolongar a vida útil. Além disso, não se esqueça de guardá-lo na geladeira depois que estiver cozido.
Milho cozido – segredinhos
Encha uma panela grande com água e coloque as espigas dentro, de forma que a água cubra tudo. Deixe cozinhar no fogo médio/alto por no mínimo 30 minutos ou até que você perceba que os milhos estejam cozidos.
2. Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios. Com uma pinça, retire as espigas da panela, escorra bem a água, e transfira para uma travessa.
Na sequência, coloque as espigas na panela e cubra com água. Tampe e leve ao fogo médio até pegar pressão. Quando começar a chiar, diminua o fogo e conte 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente: serão nesses minutos que o milho terminará de cozinhar.
Passo a passo
Isso facilita, e muito, no tempo de cozimento e ajuda a deixar no ponto certo. Se você não tiver panela de pressão, pode cozinhar normalmente por 1h ou mais, e ficar observando para que ele não endureça. Outra dica infalível é adicionar um pouquinho de açúcar ao colocá-lo para cozinhar.
Como usar a panela de pressão
Após colocar tudo dentro da panela, o próximo passo é tampá-la e colocá-la em fogo alto. Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando.
A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Segundo Atti, esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda, sem produzir o chiado característico do cozimento.
O tempo de cozimento em uma receita com panela de pressão só começa a ser contado depois que a panela “pega” pressão (que é quando ela começa a apitar e a girar o pino saindo vapor). Depois que a panela já está com pressão, a temperatura da água não vai subir mais, então você pode abaixar o fogo.
A parte principal da panela de pressão é sua tampa. Nela vai a borracha de vedação que garante que a pressão fique toda ali dentro. ... Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.
O tempo de cozimento começa quando a panela chiar: VERDADE O cozimento começa assim que a válvula começa a deixar escapar vapor, produzindo um sopro, e não logo que a panela vai ao fogo. Reduza o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na receita.
Descompressão rápida: coloque a panela de pressão embaixo de um jato de água fria ou em um recipiente que contenha água fria. Certifique-se de que o jato de água não cubra totalmente a válvula controladora de pressão. Nunca submerja completamente a panela de pressão em um recipiente com água.
1) Na panela de pressão CLOCK CONFORTO, ferva a água e dissolva o cubo de caldo de legumes KNORR. Junte o feijão e tampe a panela. Cozinhe na pressão rápida, em fogo médio, por 25 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo e gire gradualmente a válvula de pressão para que saia todo o vapor.
Liberação rápida da pressão: coloque sua panela de pressão sob um jato de água fria. Quando o indicador de pressão (D) abaixar, sua panela não está mais sob pressão. Gire a válvula de pressão até a posição .
Deixe a parte inferior embaixo da água corrente mas não mexa na válvula para diminuir a pressão, porque o alimento pode escapar. NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA. CONFIRA SEMPRE SE O PINO ABAIXOU COMPLETAMENTE.
Ou seja, não ultrapasse 2/3 da capacidade da panela com alimento ou líquido. O líquido dentro da panela de pressão abre fervura e se estiver muito próximo à tampa, isso causará um grande vazamento pelo pino e vai sujar tudo o que for possível na cozinha.
Ao contrário das outras panelas, nas quais o vapor criado pelo cozimento escapa, na panela de pressão ele fica aprisionado. Isso aumenta a pressão dentro dela. A consequência disso é que a temperatura no interior da panela também fica maior — acima de 100°C e, por isso, os alimentos são cozidos de forma mais rápida.
Você pode levar a panela para a debaixo de uma torneira e molhá-la com água fria, diminuindo a temperatura para poder abri-la em segurança. ... Lembre-se sempre que enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente.