Diariamente o Enfermeiro deverá realizar o exame físico dos pacientes sobre sua responsabilidade, elencar os diagnósticos de enfermagem prioritários e realizar as prescrições de enfermagem, bem como, reavaliar e regis- trar estes dados no prontuário, seguindo o conteúdo deste manual.
Quais as etapas do método SAE?
A prescrição de enfermagem deve ser baseada nela, para que os cuidados se destinem a resolver os problemas identificados. Diante disso, foi proposto, também, um impresso de evolução de enfermagem com o intuito de melhorar a realização dessa fase do PE.
O histórico de enfermagem ou investigação clínica é a primeira etapa constituída de anamnese e exame físico de enfermagem. Considera-se a coleta de informações do cliente no sentido de avaliar as evidências e os fatores de risco que possam agregar-se ao problema de saúde atual do cliente.
Histórico de enfermagem — relação escrita de informa- ções específicas sobre o paciente, provendo dados sobre as suas necessi- dades ou os seus problemas como base para evolução, prescrição e ava- liação da assistência de enfermagem.
A realização das anotações tem como objetivo descrever os cuidados prestados, de forma a comprovar a execução do processo de enfermagem realizado com base nos princípios técnicos e científicos visando um atendimento qualificado ao paciente e podem garantir a continuidade do serviço de enfermagem de forma ininterrupta.
Você já viu que as etapas do processo de Enfermagem são:
O que é a sistematização da assistência de enfermagem (SAE)?
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.
Compreende as fase de histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem. Para a implantação da assistência de enfermagem devem ser considerados aspectos essenciais em cada uma das etapas citadas acima. ...
A sistematização da assistência de enfermagem é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações. Como método no processo de trabalho do enfermeiro, acarreta maior visibilidade de suas ações.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método de prestação de cuidados com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.
A SAE proporciona um cuidado individualizado e o enfermeiro está mais próximo ao paciente sendo capaz de levantar melhor seus problemas e prescrever um cuidado individualizado. Porém isso não é contínuo em função dos problemas organizacionais.
A implementação da SAE surge como um instrumento fundamental na assistência de enfermagem, aumentando a capacidade de percepção do profissional para detecção de problemas, promove a criação de um plano de cuidados, auxilia na recuperação do paciente como um todo, valoriza a profissão como ciência de cuidado, dá ...
A implementação da SAE é fundamental por contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem (Marques; Carvalho, 2005), para a caracterização do corpo de conhecimentos da profissão (Jesus, 2002) e por trazer implicações positivas para o paciente e para equipe de enfermagem (Mendes; Bastos, 2003).
Organização e sistematização da assistência Assim, o processo de enfermagem é percebido pela equipe como um instrumento que tem a função de organizar a assistência de Enfermagem, remetendo a uma função técnica gerencial das ações de Enfermagem.
Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico: Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.
Pode-se identificar quatro tipos de sons: timpânico, hipertimpânico, submaciço e maciço. A percussão sobre uma área sólida revela o som maciço; é o típico som obtido ao se percutir a região hepática.
Já o exame físico consiste em analisar o paciente, observando sinais e sintomas clínicos, além de manobras com o intuito de diagnosticar doenças. O exame físico está dividido em: 1 – Inspeção: através da visão, identificam-se alterações que possam sugerir patologias.
Existe uma ordem pré-determinada que deve ser obedecida para a realização do exame. Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés).