O brunimento é um processo mecânico de usinagem por abrasão, emprega- do no acabamento de peças. ... A diferença entre retificação e brunimento consiste na velocidade de rotação. No brunimento ela já é bem menor e o trabalho é feito com pressão maior, de 3 a 8 kgf/cm3, ou seja, de 30 a 80N/cm2.
Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação, enquanto que a peça tem uma velocidade menor.
Rebolos de carboneto de silício: Materiais de baixa resistência à tração – ferro fundido cinzento, ferro fundido em coquilhas (molde metálico de fundição), latão, bronze macio, alumínio, cobre, ligas muito duras, carbonetos cimentados e materiais não metálicos (mármores, pedras, borracha e couro).
A principal função é restaurar a habilidade de corte do rebolo e perfilar a face do mesmo para obtenção do acabamento desejado. A dressagem é denominada por ser responsável pela topografia dos rebolos, um dos pontos de maior extensão na formação de cavaco durante as operações de retificação.
Rebolos são indicados para diversas aplicações, como desbaste, corte, retificação e afiação. Os rebolos para ferramentaria são fabricados em óxido de alumínio branco e são utilizados para afiação e retificação de ferramentas de aço de alta dureza e sensíveis ao calor. ...
Usar rebolos apropriados de acordo com a aplicação e operação desejada. Inspecionar visualmente o rebolo antes de sua montagem na máquina, observando a velocidade de ambos. Utilizar flanges limpas, com diâmetro igual ou no mínimo 1/3 do diâmetro do rebolo.
Tipos de liga do rebolo: O grão abrasivo faz o trabalho de remoção de material na peça de trabalho. A liga ou aglutinante segura o grão na matriz abrasiva até o grão abrasivo apresentar um certo grau de desgaste.
Abrasivos são substâncias naturais ou sintéticas empregadas para desgastar, polir, ou limpar outros materiais. Alguns ocorrem em veios na crosta terrestre, outros são os próprios minerais formadores das rochas.
São considerados processos abrasivos de remoção de material: