O principal objetivo da GA é criar uma equação que generaliza uma reta no espaço, isto pode ser feito utilizando os princípios do alinhamento de pontos propostos pelo determinante de uma matriz. Considere uma reta s originada pelos pontos A (XA; YA) e B (XB; YB).
A reta possui duas possibilidades de equação, a equação geral da reta e a equação reduzida da reta. A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear.
Essa incógnita recebe o nome de parâmetro e faz a ligação entre as duas equações que representam a mesma reta. As equações x = 5 + 2t e y = 7 + t são as equações paramétricas de uma reta s. Para obter a equação geral dessa reta, basta isolar t em uma das equações e substituir na outra.
O desenvolvimento da forma reduzida da equação da circunferência se torna a equação geral:
Assim, a equação r² = (x – a)² + (y – b)² é a equação reduzida da circunferência.
A equação geral da circunferência é objeto de estudo da geometria analítica, área da matemática que analisa o comportamento de elementos da geometria no plano cartesiano. Representar a circunferência por uma equação permite estudar essa figura de forma algébrica e também identificar o valor do seu centro e do seu raio.