Por outro lado, o determinismo religioso mostra também que as ações dos homens são reflexos da vontade divina, pois Deus é onipotente e tem a capacidade de decidir sobre as criaturas. Já o determinismo genético mostra que as pessoas agem de acordo com sua adaptação evolutiva.
Determinismo absoluto é uma forma de determinismo onde tudo seria necessário e inevitável devido a uma causa única inicial, embora possam existir diversos processos causais até os efeitos atuais, e tudo o que experimentamos hoje seria consequência desta causa única inicial.
Determinismo é um conceito filosófico que diz serem todos os fatosbaseados em causas, ou seja, todo o acontecimento é regido peladeterminação, seja de caráter natural ou sobrenatural.
Populações que habitam regiões quentes e úmidas seriam mais preguiçosas. Pessoas de regiões muito frias seriam menos emotivas, mais rigorosas e mais racionais.
Determinismo geográfico é a concepção,a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influência fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam não interação natureza/ homem.
Resposta: O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.
O Determinismo (Escola Geográfica Alemã) é caracterizado pelo pensamento de que o meio natural determinava o homem. ... O Possibilismo (Escola Geográfica Francesa) contrapõe-se ao determinismo alemão, pois acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meo natural.
O Possibilismo Geográfico é uma corrente de estudo da Geografia francesa, surgido no final do século XIX, como resposta às colocações deterministas de Ratzel, que visava a compreensão da influência do meio na formação e nas ideias da sociedade.
Vidal de La Blache foi um dos maiores nomes da Geografia, sendo responsável pelo que se denominou por Possibilismo Geográfico. ... Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão.
Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades. ...
Em oposição ao determinismo alemão surgiu, na França,o possibilismo, corrente que teve Em Vidal de la Blache seu maior expoente,consolidando a escola francesa de Geografia. ... c) em oposição ao possibilismo alemão: surgiu, na França, o determinismo, corrente que teve Vidal de La Blache.
O espaço vital seria o espaço necessário para a expansão territorial de um povo, no caso, o povo alemão. ... O possibilismo, de Vidal de La Blache, serviu como uma resposta antagônica ao espaço vital, ao considerar que havia maneiras de desenvolver economicamente em um limitado espaço geográfico.
O Estado, para Ratzel, era um organismo vivo. A partir dessa concepção, elaborou o conceito de espaço vital, que seria as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder do Estado sobre o seu território.
O Espaço vital é o espaço do país em que existem recursos naturais, peça fundamental para o desenvolvimento de uma nação capitalista. De acordo com a concepção geopolítica de Hitler, a Alemanha necessitava desse espaço para a promoção de seu desenvolvimento econômico.
O grande projeto nazista de expansão territorial tinha como principal alvo o Leste europeu, sobretudo as estepes férteis, como as da Ucrânia.
A Alemanha derrotou e ocupou a Polônia (atacada em setembro de 1939), a Dinamarca (abril de 1940), a Noruega (abril de 1940), a Bélgica (maio de 1940), a Holanda (maio de 1940), a França (maio de 1940), a Iugoslávia (abril de 1941), a Grécia (abril de 1941) e Luxemburgo (maio de 1940).
O conceito de Lebensraum (espaço vital), foi formulado em meados do século XIX, logo após o processo de unificação territorial alemã (1870), levada a cabo por Otto Bismarck.
Evolução territorial da Alemanha