A angiomatose bacilar é uma das bartoneloses humanas. É doença sistêmica de manifestação cutânea freqüente. Caracteriza-se por lesões angioproliferativas causadas pela Bartonella henselae e pela B. quintana, que comprometem especialmente indivíduos imunodeficientes.
Vacinação com mais de 1 ano e menos de 3 anos: administrar 3 injeções, 1 imediatamente após a mordida, outra ao 3º dia e ao 7º dia; Vacinação com mais de 3 anos ou incompleta: administrar 5 doses da vacina, 1 imediatamente após a mordida, e as seguintes ao 3º, 7º,14º e 30º dias.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
O que fazer após uma mordida de cachorro? O primeiro passo após uma mordida de cachorro é limpar vigorosamente a área ferida com água e sabão por pelo menos 5 minutos. Se houver sangramento, o local deve ser comprimido para até que a hemorragia seja estacada.
Atualmente, existem leis que garantem o direito da pessoa atacada pelo cão. O Artigo 936 do Código Civil aponta o ressarcimento do dano à vítima. Neste caso, quem se sentir prejudicado por um animal pode entrar com processo indenizatório contra o tutor do animal.
Outro aspecto fundamental é não suturar (dar pontos) hermeticamente a ferida, sob o risco de dificultar a drenagem de secreção. Optar por pontos de aproximação mais espaçados. Todo ferimento mais extenso por mordida de animal deve ser avaliado por um especialista em mão.
Mas normalmente é feito o tratamento profilático (link) com o uso de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos orais e pomadas ou sprays antibióticos e cicatrizantes. CUIDADO! Por mais cômodo que pareça ser procurar na internet pela “pomada para mordida de cachorro” ou alguma sugestão de antibiótico, não faça isso.
A vacina tradicional é elaborada em tecido nervoso do cérebro de camundongos. O vírus rábico é injetado lá para que se multiplique. Posteriormente, o cérebro desses animais é colhido com essa massa contendo tecido cerebral e vírus rábico para que a vacina seja preparada.