A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ráfia – Suturar ou reparar. Pexia – Fixação de um órgão. Scopia – Olhar o interior.
Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc. Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.
Significado de Prefixação [Gramática] Processo de composição ou de constituição (de palavras) que adiciona um prefixo numa palavra já existente. Etimologia (origem da palavra prefixação). Prefixar + ção.
A derivação é um dos processos básicos, juntamente com a composição, de formação das palavras do nosso léxico. ... A derivação consiste na formação de novas palavras a partir de uma palavra primitiva, ora materializada por meio de afixos.
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva. Exemplos: desfazer, refazer. Faz-se pela anexação de sufixo à palavra primitiva.