Quando O INSS Vai Liberar A Margem?

Quando o INSS vai liberar a margem

Atenção aposentados e pensionistas do INSS, comunicado oficial do DATAPREV divulgou datas do aumento de margem e os valores exatos que serão liberados. Notícia em primeira mão da João Financeira!

O Idec vê essa aprovação como um retrocesso na luta contra o superendividamento da população, principalmente entre os mais pobres.

Últimas notícias

Se não tiver interesse em adquirir um empréstimo consignado, a recomendação da advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) é bloquear a oferta pelo Meu INSS, na opção "Empréstimo (bloqueio/desbloqueio)".

Outro risco importante do aluguel de margem consignável é quem empresta ficar no prejuízo, mediante a inadimplência daquele que solicitou o aluguel da margem consignável. Caso não receba o valor descontado em folha de pagamento, o tomador deverá arcar com uma dívida que não é sua.

O que fazer diante da redução da margem INSS?

O que fazer diante da redução da margem INSS?

Para calcular a nova margem, é preciso lembrar que a margem consignável é a porcentagem do seu salário ou benefício que pode ser comprometido para o pagamento de um consignado.

O especialista em educação financeira Otavio Machado diz que é preciso definir um objetivo específico para a tomada de crédito e confirmar que as prestações do empréstimo irão caber no orçamento familiar mensal.

Governo autorizou aposentados e pensionistas comprometerem 45% do benefício; veja dicas para não se endividar

Informações adicionais sobre o empréstimo consignado: prazo mínimo de 6 meses e máximo de 84 meses. Valor mínimo de empréstimo R$ 1.500,00. Taxa de juros a partir de 1,45% a.m. e CET a partir de 1,55% a.m. Informações adicionais sobre portabilidade de empréstimo consignado: taxa de juros a partir de 1,45% a.m e CET a partir de 1,49% a.m. Informações adicionais sobre antecipação saque-aniversário: taxa de juros a partir de 1,29% a.m e CET a partir de 1,92% a.m. Os valores mencionados podem variar a partir das condições no momento da contratação.

Dessa forma, ao optar pela modalidade de Saque-Aniversário, o trabalhador — afetado pela redução da margem consignável — poderá utilizar o crédito para pagar o valor da margem excedida de maneira avulsa ao banco credor.

Quando vai ser liberado os 5% da margem do INSS?

Quando vai ser liberado os 5% da margem do INSS?

Leia mais: INSS: Liberado abono de R$ 3636 para todos os segurados

Primeiramente, ao comprometer-se com o empréstimo para outras pessoas, mediante um imprevisto, por exemplo, o titular não poderá recorrer a esta alternativa, uma vez que a margem estará em parte ou totalmente comprometida.

Basicamente, ao trocar a dívida de um banco para outro, pode-se obter menores taxas de juros e, consequentemente, liberar parte da margem consignável para solicitar um novo crédito, por exemplo.

Leia notícias sobre internet, segurança de dados, aplicativos e gadgets

No entanto, mesmo em fase de adaptação, os segurados do INSS podem consultar os extratos normalmente e verificar os empréstimos ativos e valores já descontados no benefício.

Sobre o aumento no percentual de margem por cartão de crédito consignado e cartão de crédito consignado benefício, o BB diz que analisa a possibilidade de atuar com esses produtos.

Comentários

Mesmo com o aumento de 5% com a nova margem, o limite para comprometer do benefício com as parcelas do empréstimo consignado continua sendo 35%, conforme citado anteriormente.

Como a Medida Provisória que prevê a nova margem de crédito consignado ainda não foi sancionado por Bolsonaro, ainda não se sabe exatamente qual ela passa a valer. Entretanto, o texto da MP garante que a ampliação da margem em 40%, fique disponível até o dia 31 de dezembro de 2021. Com a aprovação total do Congresso no dia 8, o presidente tem um prazo de até 15 dias para sancionar a MP.

Como consequência, o aposentado ou pensionista do INSS que realiza esse tipo de operação em favor de um terceiro poderá ter seu orçamento comprometido. Da mesma forma, se o beneficiário INSS pegar a margem consignável de uma outra pessoa emprestada, corre o risco de não conseguir arcar com o pagamento, por algum motivo, e prejudicar aquela pessoa que emprestou a margem.

Como investir meu dinheiro para ganhar da inflação? Confira dicas de especialistas

Tendo em vista a atual redução da margem INSS e considerando que os projetos de lei em discussão não têm previsão de quando (nem se) serão aprovados, quem precisa de nova margem pode adotar uma série de medidas para liberar a margem para novos empréstimos, por exemplo.

Empréstimo consignado: saiba como não cair em armadilha

"Os clientes com os 35% de margem consignável comprometidos em períodos de liberação anterior podem realizar a renovação de seus contratos com ampliação do prazo, sendo que a limitação da margem se aplica à soma de todas as prestações mensais de crédito consignado já pactuadas e que possam ser futuramente contratadas", afirma o banco, em nota.

Quando vai ser liberado a margem do consignado?

De acordo com a lei, dos 40% de margem consignada, cinco pontos percentuais devem ser destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito. O prazo final para as novas contratações de consignado, que era 31 de dezembro de 2020 na medida provisória, foi postergado para 31 de dezembro de 2021.

Foi liberado o aumento da margem do consignado?

A mudança foi feita através da MP (Medida Provisória) 1.

Foi aprovado o aumento de 5% do consignado?

Nesta terça-feira, 30/03, o presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a medida provisória que aumenta de 35% para 40% a margem consignável. Agora, os 5% a mais na margem valem para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores federais e militares.

Como alterar E-mail do Portal do consignado SP?

Atualize seu e-mail

  1. Selecione no menu SERVIÇOS a opção TROCAR EMAIL/SENHA;
  2. Aparecerá a página para autenticação e você deve digitar sua MATRÍCULA e SENHA;
  3. Aparecerá a página de alteração de EMAIL e de SENHA;
  4. Altere seu EMAIL e/ou SENHA (não é obrigado alterar também a senha).

Como consultar meus consignados?

Obter Extrato de Empréstimo Consignado

  1. Pedir o serviço. Faça login no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer; Clique em “Baixar PDF”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Para isso, é importante consultar o saldo devedor por meio do extrato de empréstimo consignado disponibilizado pelo INSS. É possível consultar o extrato nas agências físicas ou pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também pelo aplicativo “Meu INSS”.

Como saber quantas parcelas faltam do consignado?

Acesse Extrato de Empréstimo No painel de controle ou tela inicial basta clicar em “Extrato de Empréstimo”. Por esse documento é possível, portanto, fazer a consulta simplificada do valor das parcelas, prazos de pagamento, descontos do benefício e a margem consignável disponível.

Como saber se o seu CPF está sendo usado?

A maneira mais eficaz de saber se estão usando seu CPF indevidamente é fazendo consultas regularmente nos órgãos de proteção ao crédito.

Como monitorar meu CPF?

Como monitorar o CPF? No próprio site do Serasa, você encontra a opção de monitorar seu CPF diariamente. O sistema antifraude criado pelo órgão informa na hora a situação do seu CPF e quais as pendências dele, caso haja. Além disso, esse moderno sistema informa quem pode ter consultado seus dados a qualquer momento.