As causas de ginecomastia podem ser alterações nos hormônios masculinos e femininos, doenças hepáticas, alguns tratamentos medicamentosos com hormônios femininos, toma de anabolizantes, consumo de drogas como a maconha ou tumores testiculares ou pulmonares, hipertireoidismo, hipotireoidismo, derrame pleural ou ...
Cirurgia. A cirurgia para ginecomastia, chamada de mamoplastia redutora, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas no homem e é geralmente indicada quando outros tratamentos não têm efeito e os sintomas se prolongam por mais de 2 anos.
Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem:
"A mama masculina é um órgão pequeno; o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece", explica a Dra. Fabiana Makdissi, Diretora do Departamento de Mastologia. Dos casos de câncer de mama, 1% é masculino. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.
A dor na mama não cíclica é mais incidente em mulheres entre os 30 a 50 anos de idade, podendo ocorrer em apenas uma das mamas. É muitas vezes descrita como uma dor aguda ou uma queimação que atinge uma área de uma mama. Ocasionalmente, a dor não cíclica pode ser provocada por um fibroadenoma ou um cisto.