O cone hindu é uma técnica de limpeza energética, mental e física, que foca especialmente na desobstrução do ouvido, nariz e garganta. Também conhecido como cone chinês ou vela de ouvido, é utilizado há milhares de anos, tendo origem na China.
A aplicação é bastante simples, apesar de, à primeira vista, o fogo assustar um pouco os pacientes. Coloca-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido e, em seguida, acende-se a outra extremidade. Assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de sucção.
"O cone é feito com a parafina quente e quando está bem dissolvida, bem líquida eu enrolo a gaze em uma vareta e dou um banho de parafina, em seguida eu fico manipulando com um papel até ele pegar a forma de cone. Depois disso o funil é levado para a geladeira e fica lá para ser conservado", explica.
Os benefícios mais conhecidos do Cone Chinês são os benefícios físicos. Combate ao excesso de cera nos ouvidos, rinite, sinusite, labirintite, congestão nasal, irritação e inchaço nas adenóides, pigarro, tosse, ressonar (ronco), dor de garganta, asma, pressão nos ouvidos, zumbidos.
Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele.
Uma forma simples de fazer isso é deixar um pouco de água morna entrar em seu canal auditivo durante o banho. Passe gentilmente um pano limpo na entrada do ouvido para remover um pouco do líquido. Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.
A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido.
Anti-inflamatórios tópicos, como corticoides em gotas auriculares, que tratam a dor e a inflamação e que muitas vezes estão associados a antibióticos, em gotas auriculares; Removedores de cera, como Cerumin, por exemplo, para os casos em que a dor de ouvido é causada pelo acúmulo de cera em excesso.
Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado. Use compressa morna para aliviar a dor de ouvido.
Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?
Numa colher de sopa coloque 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e leve ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhe um pedaço de algodão no azeite, esprema para retirar o excesso de líquido e coloque-o no ouvido, de modo a tapá-lo. Deixe este remédio atuar por cerca de 20 minutos.
Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?
Quando a dor ocorre devido a uma otite externa, que é uma infecção no ouvido externo, o médico pode receitar antibióticos em gotas, que geralmente estão associados a corticoides e/ou anestésicos locais, como o Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina ou Otosynalar, que também ajudam a aliviar a dor e a inflamação.
Como tratar: o tratamento consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como a dipirona e o ibuprofeno, de forma a aliviar os sintomas. Caso se trate de uma infecção bacteriana, o médico pode recomendar o uso de antibióticos como amoxicilina, por exemplo.
Por causa dessa ligação das vias aéreas, a sinusite aguda pode até evoluir para uma otite média. A inflamação afeta a parte de trás do tímpano e ocorre com maior frequência nos meses mais frios do ano. Além das dores de ouvido, outros sintomas são diminuição da audição, falta de apetite, secreção local e febre.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
O que fazer: deve-se beber muito líquido para ajudar a eliminar a secreção do nariz, aliviando a pressão no rosto e a dor de ouvido ou lavar o nariz com soro fisiológico para remover as secreções nasais. Pode-se tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo, para melhorar a dor de ouvido e tratar a sinusite.
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Como prevenir
Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite: