Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.
São eles: * Alimentos que contém tiramina (substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor): Chocolate, cacau, vinho, queijos fortes (gorgonzola, gouda, gruyére, cheddar, camembert), amendoim, carne defumada e frutas cítricas.
7 alimentos que causam enxaqueca
Possui ação analgésica que aliviam as crises de enxaqueca. Ovo, cenoura, maçã, kiwi: esses alimentos são compostos por altos índices de vitamina B, que ajuda na prevenção das dores.
Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:
A aura de enxaqueca caracteriza-se por fenômenos sensoriais (portanto envolvendo sentidos como por exemplo a visão) e/ou motores (portanto envolvendo o movimento dos músculos) temporários, durando 15 a 60 minutos normalmente.
Cefaleia em salvas Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos. Um dos olhos é acometido de uma dor muito forte, que pode ser percebida tanto na órbita quando no fundo dos olhos.
A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.
Aura é o termo associado às sensações que antecedem convulsões e ou crises de enxaqueca, e que permitem ao paciente o conhecimento de sua iminência.
Distúrbios visuais subjetivos são distúrbios visuais caracterizados por sintomas subjetivos, ou seja, sintomas relatados pelos pacientes, mas que não podem ser comprovados objetivamente. Manifestam-se como escurecimento da visão, linhas denteadas ou onduladas, distorções visuais e imagem diminuída ou aumentada.
Os critérios diagnósticos atuais para a síndrome da neve visual (visual snow syndrome, VSS) exigem pelo menos dois sintomas visuais adicionais de:
Causas. Em maio de 2014, foram divulgados os resultados do primeiro estudo sobre neve visual. O estudo mostrou forte evidência, por ressonância magnética, de que o fenômeno ocorre devido a hipermetabolismo no gyrus lingual direito e cerebelo anterior esquerdo do cérebro.
Os defeitos refrativos são causas comuns para a visão embaçada. Quando não é possível enxergar adequadamente, os principais responsáveis, normalmente, são os defeitos refrativos. Miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo podem ser as condições que fazem com que a visão fique turva.
Quando o gel vítreo puxa a retina, você pode ver o que parecem com luzes piscando ou faixas de raios chamados de flashes . Você pode ter experimentado esta mesma sensação se você já foi atingido no olho e visto "estrelas ". Os flashes de luz pode aparecer de vez em quando por várias semanas ou meses.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.