Significado de Aludir verbo transitivo indireto Fazer alusão, referência a; citar ou mencionar algo ou alguém rapidamente na conversa; referenciar, mencionar: o governante não aludiu ao que poderá acontecer em assembleia. Etimologia (origem da palavra aludir).
Significado de Referir verbo transitivo direto e bitransitivo Contar, narrar; relatar de modo escrito ou através do discurso falado. verbo transitivo direto Retomar algo dito por alguém; citar, aludir: referiu seus autores favoritos.
12 sinônimos de alusão para 2 sentidos da palavra alusão: Referência indireta e vaga: 1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.
Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. ... Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.
substantivo feminino Menção ou citação; referência feita de maneira vaga ou indireta sobre algo ou alguém: na aula fez alusão ao filme. Palavra ou frase que tem o intuito de mencionar, de citar, algo ou alguém que não está presente, mas pode ser retomado pelo contexto.
Alusão: O termo “alusão” é derivado do latim (alludere) e significa “para brincar”. É também chamado de “referência”, de forma que faz uma referência explícita ou implícita ao texto-fonte.
A alusão é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de uma referência ou citação a um fato ou pessoa (real ou fictícia), necessariamente conhecido pelo interlocutor. Faz parte da intertextualidade, só que sua principal diferença está na claridade.
Confira algumas alusões históricas para utilizar na redação do Enem. A alusão é uma figura de linguagem originária do latim allusio, que significa “referência”, “citação”. Bastante utilizada na língua portuguesa, é aplicada para exemplificar ideias fazendo comparações com algo parecido.
Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.
São as chamadas alusões históricas coringas. Democracia, cidadania, filosofia, organização de cidade, estética, valorização do corpo, direito, política, engenharia, preconceito com pessoas com deficiência e homossexualidade.
Para usar esse recurso, existem dois requisitos:
A Era Vargas pode se relacionar com assuntos sobre direitos dos trabalhadores - que foram garantidos - e o desenvolvimento industrial, com a criação da Petrobrás, por exemplo. Ainda é possível relacionar a censura, ditadura e violação da liberdade de expressão.
Exemplo: Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”... Citação indireta: é a citação na qual você parafraseia a ideia original, transcrevendo-a com suas próprias palavras. Ela não acompanha aspas, mas deve constar a fonte.
Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade. Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.
Técnicas de como utilizar filmes e séries na redação Reconhecer esses temas e estabelecer uma relação com seu recorte temático é essencial para conseguir adaptar essas referências ao seu texto. Filmes aclamados pela crítica geralmente abordam temas contemporâneos importantes ou até mesmo temas atemporais e universais.
Como usar Divergente na redação
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
13 citações para usar em qualquer tema de redação
Em sua obra "Manifesto Comunista", Marx critica o capitalismo. Já na sua obra mais importante, O Capital, sintetiza suas críticas à economia capitalista. Para Marx, as condições econômicas e a luta de classes são agentes transformadores da sociedade.
Nesse contexto, a famosa frase de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, encontra embasamento e persistência no âmbito escolar quando há foco em disciplinas que não sejam abordadas de forma superficial e que causem no aluno desânimo ou falta de interesse.
"Onde não há lei, não há liberdade." (Locke) John Locke (1632-1704) acredita que o Estado surge para garantir, através das leis, os direitos naturais dos indivíduos, principalmente, o direito natural à propriedade. Esta teoria serviu de base para o desenvolvimento do liberalismo.
Conheça as 5 melhores citações de John Locke
“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Martin Luther King, ativista político. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire, filósofo brasileiro.